AD01 DT

628 palavras 3 páginas
2)
A Terra é formada por quatro camadas diferentes, a primeira delas é a atmosfera, que nada mais é que uma fina camada de gases presa à Terra pela força da gravidade. Sua função é proteger a Terra da radiação ultravioleta e aquecer a terra retendo calor do sol (efeito estufa).
O ar seco presente na atmosfera contém cerca de 78,09% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0,93% de argônio, 0,039% de gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases, além do vapor de água. Isso tudo totaliza em uma massa de aproximadamente 5 x 1018 kg, sendo que a maior parte está nos primeiros quilômetros desde a superfície.
A próxima camada é a crosta, que ocupa a maior parte da litosfera, estendendo-se a cerca de 35 km em áreas planas e até 65 km em regiões montanhosas. A crosta é composta basicamente por silicatos de alumínio. A crosta é a camada mais externa da superfície terrestre. A crosta continental tem cerca de 40 km de profundidade, e a crosta oceânica cerca de 7 km de profundidade.
Logo após, o manto, que se divide em manto inferior e superior. Estende-se por cerca de 30 km e numa profundidade de 2900 km. É a camada de maior extensão, cerca de 80% do diâmetro terrestre. Os elementos mais abundantes no manto é o ferro é o magnésio. O material que compõe o manto pode apresentar-se no estado sólido ou como uma pasta viscosa, em virtude das pressões elevadas. Portanto, o manto superior pode deslocar-se vagarosamente. As temperaturas do manto variam de 100 graus Celsius (na parte que faz divisa com a crosta) até 3500 graus Celsius (na parte que faz divisa com o núcleo).
A ultima parte do globo terrestre é o núcleo. O núcleo é composto principalmente de elementos metálicos como ferro e níquel. Em 1936, Inge Lehman sugeriu que o núcleo era dividido em duas partes, o núcleo interno e externo. O núcleo interno é sólido, e o externo está em estado líquido. O movimento circular do material do núcleo externo é que gera o campo magnético da Terra.
Mas nada desse conteúdo seria

Relacionados