AD UniversidadeeCiencia

2672 palavras 11 páginas
AD - Universidade e Ciência

Questão 1 - Conforme você estudou, a língua passa por processos de variação e mudança, isso denota a dinâmica de nossa linguagem, ou seja, estamos sempre inovando em nosso vocabulário, para nos adaptarmos as mais diferentes realidades comunicativas. Diante disso, elabore uma situação de comunicação, ou seja, um texto, pode ser uma narrativa, em que estejam presentes três níveis de variação: regional, social (nesse caso, deve ficar claro qual é o grupo social, ou seja, um surfista, um empresário, um filósofo, um policial...) e faixa etária.
Elabore um texto de 10 a 15 linhas, em seguida, sublinhe no próprio texto os trechos que representam mais claramente cada um dos três níveis de variação solicitados. (2,5 pontos)

Textos com variações linguísticas de faixa etária:

Cara, tipo assim, se a festinha rolar vai ser um lance muito irado!
É cara, tô azarando uma mina que é o maior barato. (faixa etária mais nova)
Estou interessado em uma mulher muito bonita, elegante e inteligente. (variação do texto acima em uma faixa etária mais velha)
“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas.."

Textos com variações linguísticas regionais:

Sapassado, tava eu na cuzinha tomando uma pincumel e cuzinhando um kidicarne. (variação linguística regional mineira)

No Nordeste, um senhor do sudeste pediu em um restaurante uma porção de Aipim. Surpreendido, o garçom quis saber: “Aipim? O que é isso?”. Foi quando o senhor se deu conta de que o termo “aipim” é usado no Sudeste para se referir à macaxeira no Nordeste.

Textos com variações linguísticas sociais:

A onda veio abrindo inteira, dropei no crítico, fiz o bottom turn de backside, subi e dei um rasgadão. Aí deixei cair lá embaixo, subi novamente, dei outra rasgada e, quando ela engordou, adiantei, dei um cutback bem agachado e bati na espuma. (grupo social dos surfistas)

Leia o texto a seguir e responda às questões 2 e 3 que vêm na sequência.

Bullying:

Relacionados