AD_Unisul_Estudos Socioculturais

609 palavras 3 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso: Bacharel em Administração
Professor: Jacir Leonir Casagrande
Nome do estudante: Leonardo Vieira Gracina
Data: 08/08/2014

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1- Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: . Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0 pontos)

A teoria promulgada e defendida por Karl Marx consolida-se na estratificação econômica da sociedade, cujo foco permeia as dinâmicas das relações sociais, suas mudanças e transformações como geratrizes do estágio de desenvolvimento social e suas forças produtivas conjuntamente com as relações de produção e trabalho. Para Marx, a força de trabalho é a mercadoria exclusiva a qual se pode produzir valor, cuja parcela significante é impagável, e que compõe o capital acumulado, ou a riqueza, que nada mais é do que a força de trabalho explorada pelo capital.
Tal exploração pode ser mais bem traduzida como sendo a produção sobressalente do trabalhador que não recebe pelo seu feito (em forma de pecúnia), ou conforme o referido pensador traduz como sendo a apropriação do excedente de trabalho. O texto “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava” retrata nitidamente o antagonismo do proletariado (trabalhador) e do empregador (burguesia), e suas respectivas escalas de valores. O texto remete a exploração das condições mínimas de trabalho, saúde e segurança do

Relacionados