AD Unicesumar Educação e Psicologia de Trânsito

601 palavras 3 páginas
Atividade Disciplinar
(Texto Dissertativo Argumentativo ou Análise Crítica)

Curso:

BARREIRAS NO USO DE BICICLETAS COMO TRANSPORTE

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) mostra que, até maio deste ano, mais de 88 milhões veículos automotores estão em circulação pelas estradas brasileiras. A grande demanda de veículos, principalmente nas grandes cidades, acaba gerando problemas como congestionamentos, poluição e acidentes.
A bicicleta é um meio de transporte de propulsão humana, não poluente, de baixo custo e saudável. Desta forma, além de trazer benefícios ao ciclista, o uso frequente das bicicletas poderia reduzir os problemas causados pela frota nacional, porém o preconceito, a falta de estrutura e segurança torna seu uso pouco significativo e limitado.
Para Silveira e Maia (2015), ao contrário de países de primeiro mundo, os brasileiros tem preconceito em utilizar a bicicleta, onde consideram um meio de transporte para pessoas de baixa classe social.

Silveira e Maia (2015, p.24) no diz, ainda, que “o símbolo de status dado ao automóvel e a desvalorização da bicicleta enquanto um modal de transporte são fatores que impedem a maior utilização da bicicleta. Refinar o entendimento de como se percebe a bicicleta pode dar subsídios para mudar essa imagem da bicicleta e propiciar a utilização da mesma, não só para o lazer, mas também para uso frequente (viagens para escola e/ou trabalho)”.

A falta de ciclovias e local para estacionar, são considerados empecilhos para o uso das bicicletas nas grandes cidades. O uso da ciclovia é favorável, pois traz segurança no trânsito para o ciclista não tendo que disputar espaço com outros veículos, o que certamente o faria escolher outro meio de transporte supostamente mais seguro. Não ter onde estacionar limita a liberdade do ciclista em desenvolver suas atividades do dia-a-dia, o que também faz com que as pessoas optem por outros tipos de transporte.
Apesar de a ciclovia oferecer segurança no

Relacionados

  • publicado 35968 2015 06 23 2355a032cf4026f5f21083ad32141691
    246899 palavras | 988 páginas