Ad Pericia Contabil

Páginas: 7 (1531 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)

Nome do aluno:
Disciplina: Perícia Contábil e Arbitragem
Curso: Ciências Contábeis.
Professor:















Questão 1:

Para se entender a Perícia faz-se necessário compreender seus conceitos com certa profundidade, bem como sua origem, sua evolução, seus objetivos, suas espécies e seu campo de aplicação.Entende-se, pois que a origem da perícia se confunde com a origem da sociedade, que para solucionar os problemas dela decorrentes buscou o auxílio dessa ciência.
Alberto (1996, p.20) afirma, “Podemos dizer que a perícia existe desde os mais remotos tempos da humanidade, assim que esta reunindo-se em sociedade, iniciou o processo civilizatório – infindável, aliás – para caminhar da animalidade pra aracionalidade”.
Foi no primitivo direito romano que surgiu a figura do perito, dada a necessidade de conhecimentos específicos das mais diversas áreas objetos de questões judiciais, e tendo em vista que o Árbitro desempenhava a função de Perito e Juiz ao mesmo tempo, logo detinha poder de Juízo, e via-se muitas vezes na difícil situação de ter que decidir e opinar sobre assuntos dos quais não tinhasuficiente conhecimento. Assim quando a questão dependesse da apreciação técnica de um fato se chamava um perito.
No Brasil a perícia contábil surgiu com o Decreto-Lei 1608 de 18 de setembro de 1939, que deu origem ao primeiro Código de Processo Civil. O Decreto-Lei 9.295/46, entre outras coisas, criou o Conselho Federal de Contabilidade, que através de Resoluções regulamentou muitos aspectosimportantes no exercício da Perícia Contábil. A legislação falimentar também contribuiu com a perícia no Brasil, todavia foi o segundo Código de Processo Civil instituído pela Lei 5869 de 11 de janeiro de 1973, que regulou a produção das provas no ambiente judiciário.
Todos esses fatos marcaram o desenvolvimento da Perícia Contábil no Brasil e forma um arcabouço de conhecimentos necessários acompreensão desse instituto de produção de provas que instruem os processos judiciais, configurando-se em instrumento indispensável na formação de convicção pelos magistrados.
No contexto dessas informações e do resultado de suas pesquisas em outros conteúdos ( autores da referência bibliográfica das unidades do Livro, na biblioteca virtual e outras fontes) escreva três conceitos para a Perícia, sendo oprimeiro conceito considerando o seu aspecto histórico; o segundo considerando seu aspecto técnico (Normas Brasileiras de Contabilidade), e o terceiro considerando seu aspecto legal (Código de Processo Civil). Escreva cada um desses conceitos por meio de textos dissertativos, entre 5 e 8 linhas, e de forma fundamentada. Cada resposta deve apresentar ao menos uma citação indireta, conforme normasda ABNT.

a) Conceito de Pericia considerando o aspecto histórico. (1,00 ponto)

Resposta de forma justificada: Alberto, Valter Luiz Palombo (1996), Pericia é conhecimento e experiência das coisas, a função pericial é, portanto, aquela pela qual uma pessoa conhecedora e experimentada em certas matérias e assuntos examina as coisas e os fatos, reportando sua autenticidade e opinando sobre ascausas, essência e efeitos da matéria examinada.



b) Conceito de Pericia considerando o aspecto técnico. (1,00 ponto)


Resposta de forma justificada: Segundo Alberto, Valter Luiz Palombo, citado por Ornelas, Martinho Mauricio Gomes de (2011), Um instrumento técnico cientifico de constatação, quanto a veracidade de situações, coisas ou fatos oriundos das relações, efeitos e haveres quefluem no patrimônio e quaisquer entidades.



c) Conceito de Pericia considerando o aspecto legal. (1,00 ponto)

Resposta de forma justificada: A pericia, segundo o principio da Lei Processual, é, portanto à medida que vem mostrar o fato, quando não haja meio de prova documental para mostrá-la, ou quando se quer esclarecer circunstâncias a respeito do mesmo, que não se acham perfeitamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pericia contábil
  • Pericia Contábil
  • Perícia contábil
  • PERICIA CONTÁBIL
  • PERICIA CONTABIL
  • Pericia contabil
  • PERICIA CONTABIL
  • Pericia contábil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!