AD Introdução a Microeconomia - Unisul

1154 palavras 5 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Introdução à Microeconomia.
Curso: Ciências Contábeis
Data: 15/09/13

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Estudamos sobre a questão da escassez, um dos principais problemas da economia. O Petróleo é um fator de produção escasso e, nos últimos anos, seu preço vem sofrendo altas contínuas. Com base nos conhecimento adquiridos nos seus estudos explique, em um texto de no mínimo 15 linhas, quais os efeitos desse fenômeno sobre a economia nacional e mundial. (3 pontos).
O aumento do preço do petróleo tem consequências no crescimento econômico e na inflação, diminuindo o primeiro e aumentando a segunda.
Mesmo o Brasil sendo o segundo maior produtor de petróleo da América Latina, as importações (provenientes, principalmente, da Europa, Rússia e China) continuam maiores que as exportações, devido ao fato de que cerca de 70% da produção é de petróleo mais pesado e a estrutura de refino não é totalmente adequada para o processamento desse tipo de óleo, sendo necessário importar petróleos leves, para aumentar a produção de derivados leves e médios, como gás de cozinha, gasolina, nafta petroquímica e óleo diesel, visando suprir a demanda interna, e exportar o excedente de petróleo nacional. Dessa forma, a elevação do preço do barril no mercado internacional reflete, à nível nacional, principalmente no aumento da gasolina, impactando no setor de transportes, como por exemplo, resultando em reajuste do transporte público, bem como no aumento dos fretes, vindo a encarecer o custo final dos produtos que chegam aos consumidores, contribuindo para o aumento da inflação. Uma das medidas adotadas pelo governo para tentar manter o preço da

Relacionados

  • negocios abrangente
    11301 palavras | 46 páginas
  • Empreendedorismo no brasil
    57128 palavras | 229 páginas
  • REVISTA DA ACADEMIA JUDICIAL
    147976 palavras | 592 páginas