AD Bioquímica 2 cederj

1670 palavras 7 páginas
AD2 de Bioquímica 2
Questão 1
A) Você aprendeu em Bioquímica 1 que alguns AMINOÁCIDOS são considerados ESSENCIAIS, pois não podem ser sintetizados pelo organismo, e, portanto, devem ser ingeridos na dieta. Os não-essenciais podem ser produzidos no nosso organismo a partir dos essenciais. Humanos não podem sintetizar 11 dos 20 aminoácidos necessários à síntese de proteínas endógenas. B) A transferência de grupamentos amino é catalisada por enzimas denominadas aminotransferases ou transaminases. Essas enzimas equilibram os grupamentos amino entre os α-cetoácidos.
Elas permitem a síntese de aminoácidos não-essenciais a partir de outros aminoácidos. Assim, o balanço entre diferentes aminoácidos é mantido, e várias proteínas podem ser sintetizadas. Além de equilibrar os grupamentos amino entre α-cetoácidos, as transaminasesrecolhem o grupamento amino do excesso de aminoácidos da dieta e transferem para aqueles aminoácidos que podem ser desaminados, como por exemplo ob glutamato. O esqueleto de carbonos dos aminoácidos, que podem ser desaminados, pode ser catabolizado para obter energia ou ser usado para a síntese de glicose ou ácidos graxos para estocar energia. Somente alguns aminoácidos podem ser desaminados diretamente.

C) As transaminases são enzimas que apresentam como co-fator o grupamento piridoxal fosfato, a forma funcional da vitamina B6. O sítio ativo das transaminases contém piridoxal fosfato associado, por uma ligação covalente, ao grupo ε-amino do aminoácido lisina, denominado base de Schiff. É esse grupamento que se encarrega de transportar o grupamento NH3 dos aminoácidos.

D) Os esqueletos carbônicos dos aminoácidos glicogênicos são degradados em piruvato ou intermediários, de 4 e 5 carbonos, do ciclo de Krebs. Os aminoácidos glicogênicos são as principais fontes de carbono da gliconeogênese quando os níveis de glicose caem. Eles podem ser degradados para produzir energia ou ser convertidos em glicogênio ou ácidos graxos para

Relacionados

  • Planejamento de aula em biologia celular
    583 palavras | 3 páginas
  • Populações
    54395 palavras | 218 páginas
  • miolo
    180299 palavras | 722 páginas
  • Tecnologia da informação
    174701 palavras | 699 páginas