AD 2 PRÁTICA DE ENSINO

Páginas: 5 (1020 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2014
Imagine-se na seguinte situação hipotética e, a partir dela, resolva as questões.

A escola de Ensino Fundamental em que você trabalha elegeu como tema para o próximo trimestre “Cultura e diversidade”. Os professores se organizaram por disciplinas para elaborar uma sequência de atividades de abertura para o tema. A equipe de sua disciplina escolheu planejar estas atividades a partir do clipeoficial da música “Auto-reverse”, do Grupo O Rappa, e discutiu sobre os seguintes aspectos:

Questão 1 (3 pontos)
De que maneira a escolha do clipe musical “Auto-reverse” dialoga com o debate educacional sobre “Cultura e diversidade desafiando a formação e a prática docente” (Aula 12)?

RESPOSTA:
O debate sobre “Culturas e diversidade desafiando a formação e a prática docente” fala sobre aimportância da inserção da Educação Multicultural no projeto-pedagógico e currículo escolar. Para tanto é necessário também que já nos programa de Formação de Professores exista esta mudança de valoralização da cultura e da experiência humana.
De acordo com o texto é preciso que aja atividades que valorizem os grupos culturalmente minoritários. E mesmo o grupo dominante seja inserido de forma aconhecer melhor a cultura do outro e não tenha uma posição etnocentrista.
Segundo HALL (1997) citado no debate, “A formação de uma cultura nacional contribuiu para criar padrões de alfabetização universais, generalizou uma única língua vernacular como o meio dominante de comunicação em toda a nação, criou uma cultura homogenia e manteve instituições culturais nacionais, como por exemplo, umsistema educacional nacional.” Por essa razão “é preciso que os educadores reconheçam que as diferentes culturas, das quais os alunos são portadores, possuem linguagem, estilos, símbolos próprios que precisam ser mais valorizados e melhor compreendidos em seu poder criativo e original.” (CEDERJ)
O clipe da música “Auto-reverse” do grupo O Rappa fala sobre fazer a diferença que um ambiente dominado pelotráfico. No clipe mostra algumas pessoas moradoras da favela que tiverem suas vidas mudadas. Mostram que não é porque é morador de favela que necessariamente precisa virar traficante ou bandido. Não possível quebrar esse pré-conceito imposto pela sociedade. No refrão que diz: “Uma doce família, quem tem a mania, de achar alegria, motivo e razão, onde dizem que não, aí que ta o segredo, meuirmão”. Mostra o quanto é importante respeitar e acreditar que é possível. Reforço a frase “onde dizem que não, aí que ta o segredo, meu irmão”. Este o segredo, onde a maioria acredita que não tem jeito, onde generalizam as circunstâncias, o próprio grupo mostra ao contrário, quando seu próprio integrante, após cumprir pena, leva o grupo para o mundo através de suas canções com ideologias equestionamentos. Mostra a diferença de se querer fazer e ter um olhar diferenciado para questões internas.
Diante do exposto, podemos concluir que o debate e o clipe dialogam no sentido de se trazer à tona questões culturais de grupos sociais minoritários, inserindo-os no contexto geral. Enxergar internamente acreditando, respeitando e valorizando as diferentes culturas existentes de modo que as culturas ditasdominantes, em um certo tempo, não tenha mais preconceito pois já terão sido assimiladas, mesmo sendo a cultura do outro, como parte de um processo de multiculturarismo de uma sociedade da qual faz parte.

Questão 2 (2 pontos)
A Aula 14 nos lembra que “não podemos pensar em educação sem entendê-la no contexto das relações sociais”. Assim, analisando a proposta da escola, elabore um objetivogeral e, a partir da escolha de “Auto-reverse”, elabore um objetivo específico.

RESPOSTA:
Objetivo Geral: Trabalhar a diversidade cultural num processo de identificação com nossas diferentes identidades culturais de forma a levar ao respeito a cultura do outro.

Objetivo Específico: Promover a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvam os alunos para a consciência da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AD- prática de ensino cederj
  • Pratica de Ensino 2 Pronto
  • Trabalho de Práticas de Ensino 2
  • ATPS DE DIDATICA E PRATICA DE ENSINO 2
  • 2. A pratica profissional no ensino de ciências
  • AD2-2014/2 – PRÁTICA DE ENSINO II
  • Atps DIDATICA E PRATICAS DE ENSINO 2 semestre
  • Pratica de Ensino: Observação e Projeto parte 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!