AD 2 Geografia 2 formatado

Páginas: 5 (1052 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015


UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso(s) de Pedagogia/ Séries Iniciais – modalidade EAD


AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 2 – 2015.1

Disciplina: Geografia na Educação 2
Coordenador (a): Lincoln Tavares Silva
Aluno (a): Jéssica Cavalcante Vieira
Matr.: 13112080356Polo: São Pedro da Aldeia

Caro/a Estudante,

Objetivamos com a AD que você responda as questões a partir de pesquisas e leituras que venha a fazer, além do livro da disciplina e dos textos complementares que se encontram postados na plataforma. Como você terá um tempo para fazê-la, sugerimos que possa entendê- la como um trabalho de pesquisa.
Assim, a AD2 será mais uma forma de estudo para aavaliação presencial. Esta AD tem peso 2. Aplique-se e bom trabalho!

1ª questão: (3 pontos)

A questão da exploração petrolífera trouxe ao estado do Rio de Janeiro e aos municípios que o compõe inúmeras decorrências e transformações. No que diz respeito aos municípios da Região Norte Fluminense, levando em conta o aspecto trazido no mapa a seguir, responda ao que se pede:


Fonte:http://www.ibam.org.br/media/arquivos/estudos/royalties_rjaneiro.pdf, acesso em 05/04/2013
A- Apresente uma das bases nas quais se assentava a economia regional antes do advento da economia petrolífera.

A região campista se organizava em torno da plantação de cana-de-açucar. Logo, o Norte fluminense estruturou sobre o Sucro-Alcooleiro e a economia tradicional era a canavieira.

B- Analise pelo menos um dos impactos doestabelecimento da atividade petrolífera na organização da sociedade Norte Fluminense

A partir da descoberta de petróleo e do pagamento dos royaties a vários municípios, os movimentos emancipatórios proliferaram devido a distribuição irregular ou desigual que era feita pelas prefeituras. Contudo, o pagamento desses royalties não resultou em investimentos em infraestrutura ou geração deempregos, pois as vagas eram destinadas a profissionais qualificados que vinham, principalmente, de fora. A especulação imobiliária causada pelo crescimento urbano levou a população pobre se retirar para áreas menos valorizadas ou de risco. Por outro lado, a urbanização acelerada serviu ao desenvolvimento do setor terciário

2ª questão: (3 pontos)

O mapa a seguir nos permite ter acesso a informações arespeito dos fluxos dos investimentos internos no Brasil em 2009. Tais fluxos são intensificados por meio do processo de globalização capitalista acelerado a partir de meados da década de 1990. Uma das ações mais marcantes no mundo globalizado é a intensificação dos fluxos globalizados. Apesar da situação de fluxos de investimentos externos que se remetem ao nosso país, permanecemos comofortemente dependentes das nossas exportações de commodities.



Fonte: ftp://geoftp.ibge.gov.br/atlas/atlas_nacional_do_brasil_2010/1_brasil_no_mundo/atlas_nacion al_do_brasil_2010_pagina_25_espaco_dos_fluxos_externos.pdf, acesso em 07/04/2013
Caracterize esta condição de exportador de commodities no ambiente de inserção do Brasil no cenário globalizado e explique pelo menos uma razão apontada pelosinvestidores como sendo pouco propícia para a ampliação dos seus investimentos em nosso país.

O mercado globalizado torna se cada vez mais competitivo e a industria brasileira tem perdido competitividade devido aos custos com infraestrutura ineficaz, elevadas taxas de juros e alta carga tributária, fazendo com que o país dependa exclusivamente da exportação de produtos primários que possui um valoragregado bem menor do que os industrializados. Assim, ao priorizar a exportação de commodities, o país pode não só retornar a sua posição historicamente desfavorável de exportador matérias-primas, como também pode provocar a extinção de uma indústria que é responsável pela geração de milhões de empregos.
lém da combinação de inflação elevada e crescimento econômico fraco, ainda deve se somar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ad 2 Geografia 2
  • Ad 2
  • Ads 2
  • Ad 2
  • AD 2
  • GEOGRAFIA 2
  • geografia 2
  • Geografia 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!