AD 13 FILOFIA

649 palavras 3 páginas
Atividade aula 13
Leia o capítulo "Visões da Modernidade" de Eduardo Jardim de Moraes e Kátia Muricy e responda:
1. Segundo Habermas, o que acontece com a política num mundo tecnicizado?
2. Qual a proposta de Habermas para a política contemporânea?
3. O que significa, segundo Arendt, a crise da autoridade e qual sua relação com o autoritarismo? Quais as características dos regimes totalitários, segundo Arendt?
4. Como Foucault analisa o poder nas sociedades modernas e como se dá a produção da verdade, segundo ele? RESPOSTAS

1- A política deixa de ser entendida como o conjunto das atividades relacionadas à vida prática para se constituir como o campo da mera administração de quetões de natureza técnica. À consequência disso é que o mundo contemporâneo se caracteriza por um processo de despolitização.
Na medida em que a atividade do Estado e dirigida para a estabilidade e o crescimento do sistema econômico, a política assume um caráter negativo peculiar: ela visa eliminar as disfunções e evitar os riscos que ameacem o sistema, portanto não para a realização de objetivos práticos, mas para a solução de questões técnicas.
2- Ampliar o sentido do conceito de racionalização de modo a que ele abarque, de forma diferenciada, as duas esferas do agir humano - o trabalho e a interação. Será preciso, sobretudo, estabelecer uma definição autônoma de racionalização para o campo da interação. A racionalização no plano do quadro institucional só se pode perfazer num meio de interação verbalmente mediatizada, a saber, por uma descompressão no domínio comunicativo. A discussão pública em todos os níveis dos processos políticos e repolitizados de formação de vontade, é o único meio no qual algo como racionalização é possível.
Diante do conceito de trabalho ou aguir racional com respeito a fins. Habernas pretende mostrar o quanto as regras que regem essa esfera do agir humano tendem a determinar a atividade humana como um todo. E a interação ou ação comunicativa de acordo com

Relacionados

  • Governança corporativa no brasil
    9692 palavras | 39 páginas
  • Banco de dados
    44682 palavras | 179 páginas