AD 1 psicologia 20132

338 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AD1 – 2013.02

Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): SERGIO SKLAR

Aluna:
Matrícula:
Polo: Nova Iguaçu

Primeira questão: Qual a importância do estudo da Psicologia da Educação no curso de Licenciatura em Pedagogia que você está realizando? (2.5 pontos)

Psicologia estuda o homem e sua subjetividade. Como a educação faz parte do processo de desenvolvimento do homem e envolve pessoas, é importante estudar psicologia para que possamos entender melhor cada um de nossos alunos e suas subjetividades e assim realizarmos o trabalho da melhor forma possível alcançando a todos os alunos apesar de suas diferenças e dificuldades individuais.

Segunda questão: Tomando como base os ensinamentos legados por Bock (1999, p.23), qual o seu entendimento sobre subjetividade? (2.5 pontos).

Conforme foi estudado, entendi que a subjetividade é formada através da maneira com que cada pessoa reage às diversas situações que vivencia ao longo de seu desenvolvimento. Isso explicaria o motivo de filhos de mesmos pais, com o mesmo tipo de educação serem diferentes.
Terceira questão: Quais as consequências das concepções inatista e ambientalista para a educação? (2.5 pontos)
Na concepção inatista o ser humano já nasce pronto então a educação apenas aprimorar sua aptidão natural ou pouco ou quase nada pode interferir no que o indivíduo é enquanto na concepção ambientalista o ser humano é passivo ao ambiente, sendo moldável, ficando a cargo do professor o sucesso das situações de aprendizagem.

Quarta questão: Explique: (a) a noção de equilíbrio enquanto alicerce da teoria de Piaget; (b) os dois mecanismos acionados para alcançar um novo estado de

Relacionados

  • Como adquirir cidadania italiana
    72307 palavras | 290 páginas
  • Serie Temas Em Educacao Escolar N
    71499 palavras | 286 páginas