Adão e Eva

Páginas: 9 (2200 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014
Visão judaica[editar | editar código-fonte]
De acordo com a visão rabínica, o homem, ao ser criado à imagem e semelhança de Deus, estaria sendo assim um microcosmo das forças da criação, argumento do qual se ocupa maior parte da Cabala. Para Maimônides, apenas o homem apresenta livre-arbítrio um atributo considerado divino. Rashi explica que a imagem e semelhança trata-se de um arquétipoconceitual, modelo ou plano que Deus teria feito para o homem e incorporado no que é chamado de homem primordial Adam Kadmon.

Visão cristã[editar | editar código-fonte]


Adão e Eva. Mabuse, Século XVI.
A Igreja Católica Apostólica Romana, assim como muitas outras religiões chamadas cristãs, condena o poligenismo, ou seja, que teriam existido vários casais humanos que deram origem a todo o restoda humanidade. A Igreja não condena, entretanto, a teoria da evolução, pois a forma com que surgiu a matéria corpórea não faz parte do depósito de fé da Igreja. A Igreja deixa aberta esta discussão, segundo a Carta Encíclica Humanis Generis, desde que o fiel creia que em algum momento Deus concedeu ao homem uma alma, que o diferenciou dos outros animais. Ainda segundo a Carta Encíclica HumanisGeneris, o poligenismo não está em discussão, visto que esta ideia não se harmoniza com a explicação do pecado original, que foi cometido por apenas um homem. Sendo assim, ensinam a todos os fiéis que Adão e Eva são verdadeiramente os únicos primeiros pais da humanidade, criados por Deus, a quem Ele concedeu uma alma, e que foram criados sem defeito físico e espiritual, mas que havendo o desejo detornarem-se como o seu criador, pecaram por desobediência e foram destituídos da graça santificante, fazendo com que toda humanidade caísse. Segundo o novo Testamento a remissão dos pecados pode ser adquirida pela fé na morte e ressurreição de Jesus Cristo para salvar a humanidade.

Ainda há outras correntes cristãs, que acreditam numa leitura mais literal da Bíblia, e portanto também creem naexistência real dos personagens Adão e Eva, assim como mencionados no relato da criação.

Adão e Eva como parábola[editar | editar código-fonte]
Alguns teólogos ou cientistas cristãos tem procurado conciliar a história de Adão e Eva com a Teoria da Evolução.5

Teilhard de Chardin foi um padre jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês que logrou construir uma visão integradora entreciência e teologia. Através de suas obras, legou-nos uma filosofia que reconcilia a ciência do mundo material com as forças sagradas do divino e sua teologia. Disposto a desfazer o mal entendido entre a ciência e a religião, conseguiu ser mal visto pelos representantes de ambas. Muitos colegas cientistas negaram o valor científico de sua obra, acusando-a de vir carregada de um misticismo e de umalinguagem estranha à ciência. Do lado da Igreja Católica Apostólica Romana, por sua vez, foi proibido de lecionar, de publicar suas obras teológicas e submetido a um quase exílio na China.

"Aparentemente, a Terra Moderna nasceu de um movimento anti-religioso. O Homem bastando-se a si mesmo. A Razão substituindo-se à Crença. Nossa geração e as duas precedentes quase só ouviram falar de conflito entreFé e Ciência. A tal ponto que pôde parecer, a certa altura, que esta era decididamente chamada a tomar o lugar daquela. Ora, à medida que a tensão se prolonga, é visivelmente sob uma forma muito diferente de equilíbrio – não eliminação, nem dualidade, mas síntese – que parece haver de se resolver o conflito."

O Padre Ariel Álvarez Valdez sustenta que trata-se de uma parábola composta por umcatequista hebreu, a quem os estudiosos chamam de “yahvista”, escrita no século X AC, que não pretendia dar uma explicação científica sobre a origem do homem, mas sim fornecer uma interpretação religiosa, e elegeu esta narração na qual cada um dos detalhes tem uma mensagem religiosa, segundo a mentalidade daquela época6 .

John F. Haught, filósofo americano criador do conceito de Teologia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eva e Adão
  • Adão e eva
  • adão e eva
  • Conto adão e eva
  • Adão e eva eram pessoas reais?
  • excertos dos diários de adao e eva
  • adao e eva e a genetica das populacoes ancestrais
  • Deus sabia que adão e eva pecariam?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!