Acustica no guangzhou opera house – zaha hadid

1702 palavras 7 páginas
Guangzhou Opera House – Zaha Hadid

Localizado na China, no centro cultural ao sul na cidade de Guangzhou, a Opera House foi oficialmente inaugurada 25 de fevereiro de 2011. Com área de 70 mil metros2, Zaha Hadid projetou dois edifícios inspirados no rio Pearl, próximo ao local, no formato de seixo rolado.

[pic]

O projeto abriga um auditório em cada prédio e inclui um teatro com 1800 lugares, alem de salas de ensaio e instalações auxiliares, como bares, cafés e restaurante. No interior do auditório principal foram usados painéis modulados de gesso reforçados com fibra de vidro, reproduzindo assim a superfície fluida idealizada no projeto arquitetônico realçadas pela iluminação de led.

[pic]

Os edifícios são ecologicamente sustentáveis, com exterior em granito cinza escuro e panos triangulares de vidro texturizado compondo as fachadas. O Guangzhou Opera House ganhou como melhor edifício cultural no RIBA International Awards em 2011.

[pic]

Para a acústica dos ambientes, foi selecionada a empresa Marshall Day Acoustics. Foi feito por eles um rigoroso estudo através de modelo em escala 1:25 e modelos computadorizados.

“O espaço é assimétrico, mas apesar da sua forma incomum, a acústica é perfeita; trabalho de Harold Marshall, o veterano em acústica da Nova Zelândia. Curiosamente, ele diz que os estranhos ângulos do auditório de Hadid produzem uma acústica perfeitamente adequada para os dois tipos chineses de opera. “existem muito, muito poucos auditórios assimétricos,” diz Marshall. “Mas assimetria pode ser usada para jogar com o som de maneiras muito satisfatórias; é mais que um desafio configura-los, mas as possibilidades são maiores, e este um tem um som bem equilibrado.

Jonathan Glancey, escritor do The Guardian

[pic]

“O trabalho da Marshall Day Acoustics incluiu prestação de consultoria em isolamento acústico, isolamento de vibrações e ruído de serviços de construção, tendo feito inclusive a avaliação de

Relacionados

  • bibliografia zaha hadid
    2344 palavras | 10 páginas
  • Centro Cultural
    816 palavras | 4 páginas
  • Chuva,chuvinha
    4519 palavras | 19 páginas