Acusa O

Páginas: 3 (546 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
O examinando deverá redigir uma resposta à acusação, prevista no artigo 396 do CPP (e/ou art. 396-A do CPP), a ser endereçada ao juízo da 5ª Vara Criminal e apresentada no dia 28 de janeiro de2011.
Na referida peça, o examinando deverá demonstrar que a conduta descrita pelo Ministério Público caracterizaria apenas o crime de exercício arbitrário das próprias razões, previsto no artigo 345 doCP, uma vez que para a configuração do delito de extorsão seria imprescindível que a vantagem fosse indevida, sendo a conduta, com relação ao delito do artigo 158, atípica.
Outrossim, o examinandodeverá esclarecer que o Ministério Público não é parte legítima para figurar no polo ativo de processo criminal pelo delito de exercício arbitrário das próprias razões, pois não houve emprego de violência,sendo este persequível por ação penal privada.
Em razão disso, o examinando deverá afirmar que caberia a José ajuizar queixa-crime dentro do prazo decadencial de seis meses, contados a partir do dia24 de maio de 2010 e, uma vez não tendo sido oferecida a queixa-crime até o dia 23 de novembro de 2010, incidiu sobre o feito o fenômeno da decadência, restando extinta a punibilidade de Caio.
Aofinal, o examinando deverá pedir a absolvição sumária de Caio, com fundamento no artigo 397, III (pela atipicidade do delito de extorsão) e IV (pela incidência da decadência), do CPP. Além de tais pedidos,com base no princípio da eventualidade, deverá requerer a produção de prova testemunhal, com a oitiva de Joaquim e Manoel.
Por fim, o examinando deverá apontar em sua peça a data de 28 de janeiro de2011.
Não sendo observada a correta divisão das partes, indicação de local, data e assinatura, será impossível atribuição dos pontos relativos à estrutura.
Distribuição dos Pontos
Quesito AvaliadoValores
Endereçamento correto (juízo da 5ª Vara Criminal).
0,00 / 0,25
Indicação correta do dispositivo legal que fundamenta a resposta à acusação (art. 396 do CPP e/ou art. 396-A do CPP).
 
0,00 /...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acusa O
  • Resposta A Acusa O
  • Resposta Acusa O
  • resposta a acusa o
  • RESPOSTA A ACUSA O
  • Resposta Acusa O
  • Resposta Acusa O
  • resposta acusa o

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!