Acumulação primitiva

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
Acumulação Primitiva
Foi a partir do século XV que se iniciou a acumulação primitiva, um processo lento, iniciado no período de evolução do homem e que no decorrer dos séculos foi sendo moldado de acordo com a ambição do mesmo.
O homem aprendeu a viver da terra e a cultivá-la em beneficio próprio, é a partir deste conhecimento que começa a cumulação de bens, nessa acumulação nascerão asclasses, ou seja: os dominantes e os dominados. E aí sim se inicia a verdadeira acumulação. A acumulação por parte dos senhoris foi tamanha que tanta as terras dos pequenos proprietários, terras comunais, da igreja e até mesmo do Estado foram anexadas aos grandes feudos. Com a expropriação das terras centralizando o poder de produção nas mãos de poucos, que usavam de forma vantajosa para elevar os preçosdos meios de subsistência deixava o pobre cada vez mais a mercê dos mesmos.
Agora o pobre que já não tem mais a terra para trabalhar em prol de seu sustento tenta nas cidades um emprego assalariado, e agora terá que ir ao mercado comprar aquilo de que necessita.
Para piorar a situação dos antigos servos, ou seja, homens livres estes são obrigados a servirem o exército nas guerras que eramconstantes. Aproveitando-se disso, os senhores usavam escravos para o cultivo da terra e esses já que não podiam ir para a guerra, multiplicavam-se aumentando ainda mais o lucro dos senhoris, pois os mesmos teriam maior quantidade de mão-de-obra para trabalhar em seus meios de produção.
Em toda parte, os servos foram expulsos de suas terras e casas foram destruídas, muitos passaram a habitar também asorlas marítimas e a viver da pesca, mais uma vez foram expulsos, pois os poderosos viram nas orlas nova oportunidade lucrativa, já que essas seriam abertas para comercialização de mercadorias.
Muitos latifúndios passaram a reservar áreas para caça, um esporte da burguesia que logo se espalhou por muitas propriedades, onde existia gente trabalhando ou ovelhas pastando, agora existirá raposas,coelhos e outros animais para satisfazer a nova paixão da classe burguesa.
Com mão-de-obra abundante, as manufaturas crescem e se multiplicam assim como as cidades, mas mesmo assim ainda não é suficiente para acomodar toda a mão-de-obra disponível. Devido ao grande numero de trabalhadores, as manufaturas baixavam o valor dos salários, deixando os trabalhadores em condições mínimas de sobrevivência.Além do mais prolongavam a jornada de trabalho a fim de produzir mais valia e tornando os trabalhadores mais submissos ao novo sistema dominante que rege a acumulação burguesa.
Depois de tanta apropriação de terras, expulsão de camponeses e tudo mais, resultou em grandes proprietários de terras. Como já vimos, começa a aparecer um novo sistema o Capitalismo, que não se baseia na terrapropriamente dita.
Este novo sistema surgiu aos poucos e com o passar dos séculos foi dominando os meios de produção. Teve sua origem ainda na figura dos servos que tinham a pose da terra a títulos diversos e que posteriormente emancipou-se na figura de arrendatários, que depois da revolução do ultimo terço do século XV, enriqueceram rapidamente enquanto empobrecia a população rural. Outro fatoproporcionador do enriquecimento foi os contratos de arrendamento, que eram muito longos, assim os arrendatários com o aumento do valor de suas mercadorias pagavam o arrendamento a preço muito baixos, devido o contrato já ter sido depreciado ao longo do tempo, aumentando ainda mais o lucro dos mesmos.
Também conhecida como acumulação originária. Processo de acumulação de riqueza ocorrido na Europa entre osséculos XV e XVIII, que possibilitou as grandes transformações econômicas da Revolução Industrial. Foi estudado e descrito por Karl Marx, que tomou a Inglaterra como modelo de sua teoria. A acumulação primitiva de capital, para Marx, se desenvolveu a partir de dois pressupostos: a concentração de grande massa de recursos, ou seja, dinheiro, ouro, prata, terras, meios de produção nas mãos de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A acumulaçao primitiva
  • Acumulação Primitiva
  • ACUMULAÇÃO PRIMITIVA
  • Acumulação primitiva
  • A acumulacao primitiva
  • acumulaçao primitiva
  • Acumulação Primitiva
  • Acumulação primitiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!