Actividade física

Páginas: 9 (2164 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
Actividade física.
O corpo humano em movimento.

[pic]

Índice:

• Introdução.

• Aquecimento.

1. Caracterização

2. O que ocorre durante o aquecimento?

• Alongamento.

1. Caracterização.

• Treinamento/Repouso.

1. Caracterização.

2. Como funciona o treinamento.

• Conclusão.

• Bibliografia.Introdução:

As práticas de atividade física, dês de a mais simples à mais complexa, compartilham características, mas todas compartilham um objeto, o corpo humano.

Outra característica que todas as atividades físicas compartilham, é o uso de certos protocolos, ou seja, ações que têm de se sempre efetuadas, em um dado momento, de um certo modo, como, por exemplo, o Aquecimento, o alongamento, etc.Como dizem os ingleses, não é necessário ser um cientista de foguetões para jogar a bola, mas conhecendo o motivo pelo qual devemos seguir os protocolos e compreendendo o que ocorre no nosso corpo quando estes são executados, podemos aumentar nossos níveis de desempenho de muitas formas diferentes.

É essa a proposta deste trabalho, quebrar em pequenos pedações de informação as rotinas daatividade física, para que, informados, os alunos possam desfrutar melhor das atividades físicas que praticam.

Aquecimento:

1. Caracterização.

O aquecimento é um conjunto de ações de nível de esforço progressivo que, em regra, é efetuado antes da prática de atividades físicas. Sendo sua função a adequação do praticante, física e psicologicamente, às exigências das atividadesfísicas que se seguem.

O esforço físico realizado no aquecimento, tal como a duração deste, deve estar a condizer, com o nível de esforço físico presente na prática que segue o aquecimento.

O aquecimento pode ser efetuado sobre a forma de muitas ações diferentes, que podem ser divididas em dois tipos principais de aquecimento, o aquecimento geral e o aquecimento específico. O aquecimento podetambém, ou não, ser acompanhado por alongamento.

2. O que ocorre durante o aquecimento?

As vantagens na prática do aquecimento são inúmeras, e o risco que se corre ao não executa-lo são igualmente numerosos.

Ao iniciarmos o aquecimento, os nossos músculos deixam de estar no estado de repouso, requerendo assim de mais oxigénio. Em resposta a esta necessidade as glândulassuprarrenais são estimuladas a produzir adrenalina.

A adrenalina é uma hormona que prepara o corpo para situações de esforço físico. Esta preparação ocorre sobre a forma de inúmeras adaptações corpóreas, das quais as mais importantes são:

Aumento do ritmo cardíaco e Aumento da força de contração do miocárdio, que permitem ao sangue uma velocidade de fluxo maior, levando assim nutrientes e oxigéniocom maior eficiência para todo o corpo.

Vasodilatação dos vasos que irrigam os músculos.

1. Glucogenólise, calorigênese e lipólise, que consistem, resumidamente, no aumento de produção de “combustível”, usado na atividade física.

2. Relaxamento bronquial, que permite que o pulmão receba um maior volume de ar, e consequentemente de oxigénio.

As nossas articulações sãolubrificadas com Líquido sinovial, que diminui o atrito, poupando assim as cartilagens, e aumenta a eficiência dos movimentos.
O nosso corpo começa a aquecer, e este aquecimento proporciona muitos benefícios, alguns deles são:
Diminui a viscosidade do sangue que permite que o sangue flua com mais facilidade.
1. Facilita a atividade de enzimas, que são químicos que possuem funções variadasno nosso corpo, dês de produção de energia até ao uso desta.

2. Encoraja o oxigénio a se libertar da hemoglobina, uma proteína responsável por “segurar” o oxigénio ao glóbulo vermelho.

3. Diminui a viscosidade nos músculos que aumenta a flexibilidade e elasticidade das fibras musculares. Diminuindo assim o risco de lesões.

4. Aumenta a velocidade dos impulsos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Actividade fisica
  • Actividade física
  • actividade física
  • Actividade física
  • Actividade fisica
  • Actividade Física
  • Actividade fisica
  • Actividade fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!