Actividade experimental 2.1 quimica 10º ano

Páginas: 5 (1188 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2013
Relatório

Relatório

Actividade laboratorial 2.1 soluções e colóides.



Físico – Química
Data: 15/2/13

Henrique igreja nª10 10ºA
20012/2013

Introdução
Introdução

Uma dispersão é uma mistura que á vista desarmada não se consegue distinguir a faze dispersa e a faze dispersante. A fase dispersa é o soluto, e a faze dispersante é o solvente.
As dispersões são classificadastendo em conta o seu tamanho, podem ser soluções, colóides ou suspensões.
Solução é uma dispersão que as partículas têm um tamanho inferior a um nanómetro. Estas podem ser iões, átomos ou moléculas. Uma solução é caracterizada por ser homogénea, pois, por processos físicos é impossível separar a faze dispersa da faze dispersante.
Uma solução pode se apresentar nos estados físicos, líquidos ougasosos, e obtém-se na dissolução do soluto no solvente. Quando apenas um dos constituintes está no estado físico da solução final, este é o solvente, pois o outro, soluto, é que se dilui-o nele, mas quando os dois constituintes estão no estado físico da solução final, o solvente é o que se encontra em maior quantidade, ou o mais volátil.
Nas soluções liquidas, o soluto, que pode estar no estadogasoso, liquido ou sólido, dissolve-se no solvente, que se encontra no estado líquido, normalmente água, o que torna soluções aquosas. As soluções têm concentrações diferentes, dependendo da quantidade de soluto e da quantidade de solvente. A quantidade de soluto e de solvente presentes na solução, podem-se relacionar através da concentração molar, grandeza física que se define como sendo onumero de moles de soluto existente numa unidade de volume de solução. Em unidades do sistema internacional exprime-se em mol/m e interpreta-se através da seguinte equação :

Concentração = (Número de moles de soluto) / (Volume da solução)
Assim, com esta equação, sabemos a quantidade de soluto nas soluções mais concentradas, é maior que a quantidade de soluto nas soluções maisdiluídas
Para prepararmos uma solução diluída através de uma solução concentrada devemos ter em conta o factor de diluição. Este indicar-nos o número de vezes que se deve diluir um dado volume da solução inicial (concentração inicial, Ci)para se obter a solução diluída (concentração final, Cf). Ou seja, f = Cinicial / Cfinal. O factor de Diluição pode ser ainda utilizado no cálculo do volume final dasolução já diluída, definido como razão entre volumes; ou seja :
f = Vinicial / Vfin

Colóide, é uma mistura que apenas constitui uma fase, mas que é constituída por duas ou mais substâncias, e que quando são observadas por processos específicos verifica-se que são constituídas por mais do que uma fase. A maio rparte destas misturas resulta da mistura de duas fazes não miscíveis em que a fasedispersa se encontra suspensa na dispersante. Uma propriedades dos colóides é ser possível observar o percurso de um feixe de luz, dispersão da luz, que se chama de efeito de Tyndall. As partículas coloidais da fase dispersa possuem um movimento desordenado na fase dispersante ao qual se dá o nome de Movimento Browniano.

Suspensões , são misturas de fazes diferentes, em que uma é líquida e outrapode ser sólida ou gasosa, que geralmente formam uma solução aquosa
As partículas de uma suspensão constituintes da fase dispersa, o soluto, não são detectáveis a olho nu mas são observáveis a microscópio e a esta mesma fase é formada por iões moléculas ou átomos. As partículas do soluto, por acção da gravidade, acumulam-se no fundo do recipiente, podendo separar-se através da filtração ou atemesmo através de uma centrifugação.
São exemplos de suspensões: o nevoeiro, o fumo de um cigarro ou uma mistura de água e enxofre.

Parte A
Parte A

Material:
-espátula
-esguicho
-gobelé
-careta
-funil
-balão volumétrico
-conta-gotas
-papel absorvente
-água destilada
-triossulfato de sódio penta hidratado (Na2S2O35H2O)

Objectivo:
- preparar 100,0 cm-3 de uma solução de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo de quimica para 10º ano
  • Separação de misturas Quimica 10º ano
  • A.p.l físico-química 10º ano
  • Al. 2.1 Quimica 10 ANO
  • Atividade Experimental de biologia e geologia 10º ano
  • Propriedades Periódicas Quimica 10º ano
  • Quimica 10º ano relatório " ponto de ebulição"
  • Medição em química, 10º anos a. l. 1.2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!