Acreditação de organismos de certificação de produto de diferentes continentes e a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Uma análise comparativa

1311 palavras 6 páginas
Acreditação de organismos de certificação de produto de diferentes continentes e a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).
Uma análise comparativa

Humberto Zechlinski Xavier de Freitas1

RESUMO
O trabalho utiliza a metodologia de pesquisa junto a quatro órgãos de acreditação de organismos de avaliação de conformidade (certificação de produtos) de diferentes continentes e a comparação de seus dados com os do órgão de acreditação brasileiro - Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).
Palavras-chave: Acreditação, escopo, reconhecimento mútuo, produto, certificação.
1. INTRODUÇÃO
Acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade. É o reconhecimento formal por um organismo de acreditação, de que um organismo de Avaliação da Conformidade - OAC (laboratório, organismo de certificação ou organismo de inspeção) atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança.

Um sistema concebido para acreditar serviços de avaliação da conformidade dos OACs deve transmitir confiança para o comprador e para a autoridade regulamentadora. Tal sistema deve facilitar o comércio através das fronteiras, como buscam as organizações e autoridades em comércio. 2

No presente trabalho serão avaliados quatro órgãos que atuam na acreditação de organismos de avaliação da conformidade do tipo “certificação de produtos” e, ao final, seus dados pesquisados comparados com o órgão certificador do Brasil, a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).
2. METODOLOGIA
Esta investigação utiliza-se de uma pesquisa nos sites desses órgãos, bem como do International Laboratory Accreditation Cooperação (ILAC) 3 e do International Accreditation Forum (IAF) 4.
3. RESULTADOS
Da presente pesquisa, foram obtidos os seguintes resultados:

ANÁLISE 1: País

Relacionados