Acredita O Hospitalar Como Ferramenta Da Qualidade No Atendmento Sa De

3180 palavras 13 páginas
Acreditação Hospitalar como ferramenta da qualidade no atendmento à saúde.
A Acreditação Hospitalar é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado, sendo uma certificação semelhante ao ISO, mas exclusiva para instituições de Saúde. Trata-se de um método de promoção da qualidade por meio do estímulo a adoção de boas práticas e do exame periódico dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de indicadores confiáveis e padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização mas um processo de educação continuada.
Tanto no Brasil como no exterior, trata-se de uma ação coordenada por uma entidade, organização ou agência não governamental que desenvolve, estabelece e implantam da sua metodologia. A expressão "Acreditação" tem origem no uso de "créditos" obtidos ao longo do processo de avaliação e que usam os indicadores de qualidade prestabelecidos como referência.
O caráter da Acreditação Hospitalar é eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, que não busca fiscalização ou controle oficial e não tem nenhuma relação com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.
Histórico da Acreditação Hospitalar ara a melhoria cA HISTÓRIA DA ACREDITAÇÃO
A Acreditação no mundo nasceu nos Estados Unidos e tem como seu principal precursor, em 1910, o Doutor e Professor Ernest Amory Codman, cirurgião do Hospital Geral de Massachusetts. Dr. Codman desenvolveu um trabalho denominado “End Results Systems” (Sistema de Resultados Finais) por meio do qual monitorava e avaliava os resultados dos tratamentos e procedimentos cirúrgicos realizados no hospital. Seu objetivo era identificar intercorrências negativas nos processos e, a partir desses indicadores, propor melhorias para garantir a qualidade da assistência prestada. Seu trabalho relacionado com “A Teoria dos Resultados Finais” (End Results Theory) foi publicado no livro entitulado “Um

Relacionados