Acre

Páginas: 17 (4092 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2013
WEB AULA 1
UNIDADE  I - METODOLOGIA CIENTÍFICA: SIGNIFICADO E ESCOLHA
PESQUISA CIENTÍFICA: O CONHECIMENTO E A ESCOLHA
A concretização de um projeto de pesquisa passa por etapas das mais diversas, e torna-se uma construção a partir de referenciais teórico-metodológicos ao longo do percurso acadêmico. Somos impelidos a refletir e dialogar com nossas concepções socialmente construídas, etravamos um verdadeiro combate com nossas “certezas e dúvidas” presentes em nosso mundo interior.
Neste texto, pretendemos demonstrar uma parcela desta nossa reflexão realizada até o momento, discutindo, sem nos atrevermos a uma revisão teórica, trabalhar a questão da metodologia da pesquisa científica nas ciências humanas e sociais, com enfoque na opção metodológica que escolhemos a partir de nossarealidade.
Partimos da concepção de que o “Saber está marcadamente ligado a interesses sociais, definidos aqui como contraposições dialéticas” (DEMO, 1992, p. 14), ou seja, os pressupostos delimitados estão imbuídos de opções ético políticas e teórico-metodológicas, pois concordamos com a citação a seguir.
Como ator social, o pesquisador é fenômeno político, que, na pesquisa, o traduz sobretudopelos interesses que mobilizam os confrontos e pelos interesses aos quais serve. Donde segue: pesquisa é sempre também fenômeno político, por mais que seja dotada de sofisticação técnica e se mascare de neutra. Não se reduz a fenômeno político, mas nunca o desfaz de todo. Por isso vale dizer: sabemos mais o que interessa. (DEMO, 1992, p. 14).
O fato é que, o que nos motiva não é simplesmente uma“descrição” da realidade, mas sim, sua transformação social, tendo em vista a desigualdade que assola nosso país, conduzido por um sistema econômico que tem por natureza um caráter excludente, visto que o enriquecimento de poucos acontece à custa da miséria de muitos. Ainda mais quando reforçado por uma política neoliberal, que não supõe nem a tentativa do bem-estar social.
Dada nossa opção emotivação, cabe ressaltar também a própria intenção de transformação da realidade, uma vez que “A ciência trabalha a realidade empírica, não a realidade em si” (BETTO, 1997, p. 246). Ou seja, nosso contributo está na tentativa em colaborar a partir de um pequeno e limitado recorte da realidade.
A ciência trabalha a realidade empírica, não a realidade em si” (BETTO, 1997, p. 246).
Esta afirmação pode sermais bem entendida a partir do que Demo (1992) esclarece a respeito da “realidade”, como se pode verificar a seguir.
Se soubéssemos com evidência inconteste o que é realidade, não seria mais necessária a ciência. Neste sentido, ciência vive do desafio imorredouro de descobrir realidade que, sempre de novo, ao mesmo tempo se descobre e se esconde. Possivelmente esta marca é comum também à realidadenatural, mas é sobretudo característica da realidade social. “O que se vê”, de modo geral, não é, nem de longe, a parte principal e, na conseqüência, o que está nos dados muitas vezes é manifestação secundária, ocasional, superficial. (DEMO, 1992, p. 19).

Ainda de acordo com o autor, “[...] o mínimo que podemos dizer é que há horizontes não-empíricos, que fazem parte da realidade” (DEMO, 1992,p. 20). Desta forma, procuramos desvelar a essência das questões sociais, buscando construir “soluções”, sempre provisórias, de luta e resistência em favor de uma nova sociedade mais justa e solidária.
Não obstante, a credibilidade dos resultados de uma pesquisa passam pela discussão do método científico utilizado, é o que abordaremos a seguir.
WEB AULA 2:
A Metodologia da pesquisa científicanas ciências humanas e sociais
De acordo com Goldenberg (2003, p. 11), “Metodologia Científica é muito mais do que algumas regras de como fazer uma pesquisa. Ela auxilia a refletir e propicia um ‘novo’ olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso, indagador e criativo.” É o que também Demo (1992) acredita, ao citar a proposta de pesquisa científica com um caráter criativo.
Ainda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acre
  • Acre
  • Acre
  • Acre
  • acre
  • Acre
  • acre
  • Acre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!