Acordo Ortogr Fico Da L Ngua Portuguesa 2

1092 palavras 5 páginas
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Em vigor no Brasil desde 1º de janeiro de 2009, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi proposto inicialmente em 1990, quando foi assinado em Lisboa (Portugal). Por meio dele, busca-se a unificação do idioma na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste (último país a aderir).
No Brasil, o acordo foi aprovado em 1995, pelo Decreto Legislativo nº 54. Apesar de ter sido proposto há mais de uma década, só entrou em vigor recentemente porque aguardava a ratificação de Portugal, o que ocorreu em 2008. Embora a grafia passe a ser unificada, a pronúncia e o vocabulário não mudarão.

Foi determinado prazo até 2013 para que os brasileiros absorvessem todas as mudanças que, enfim, tornariam-se normas obrigatórias a partir deste ano. Mas este prazo foi estendido pelo governo brasileiro até 2016.
O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U W X T Z.
As letras k, y e w são usadas em casos especiais, em nomes de pessoas de origem estrangeira e seus derivados e palavras: Kant, Darwin, Byron, show, playground, entre outros.
Mudanças que ocorreram:
Trema: o trema foi suprimido. Exemplos: cinqüenta/ cinquenta, lingüiça/ linguiça. Exceto nas palavras derivadas de nomes próprios Estrangeiros. Exemplos hübneriano (de Hübner), mülleriano (de Müller), etc.
Hífen: as regras de utilização do hífen também ganharam nova sistematização. O objetivo das mudanças é simplificar a utilização do sinal gráfico.
Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplo: aero-espacial/ aeroespacial, extra-escola/ extraescolar.
Com prefixos usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por h. Exemplos: super-homem,anti-higiênico, co-herdeiro.
Exceção: subumano (nesse caso a palavra perde o h).

Relacionados

  • Teste linguagem Portuguesa
    646 palavras | 3 páginas
  • relatorio
    7251 palavras | 30 páginas