ACORDO COMERCIAL SOBRE RELAÇÕES ECONÔMICAS ENTRE AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA (ANZCERTA)

390 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
Antes de apresentar o trabalho devemos saber o que são blocos econômicos e quais seus objetivos, para assim abordar as relações econômicas entre Austrália e Nova Zelândia (ANZCERTA) que você irá ler a seguir .DESENVOLVIMENTO
Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação.
Como resultado da economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre os mesmos. Para isso, geralmente adotam a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais.
ACORDO COMERCIAL SOBRE RELAÇÕES ECONÔMICAS ENTRE AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA (ANZCERTA) Criado em 1983, tornou-se o principal instrumento de administração das relações econômicas entre Austrália e Nova Zelândia. Foi planejado para transformar-se em um acordo entre os dois países, cujo principal objetivo é a criação de uma área de livre comércio. Entre 1983 e 1999, o ANZCERTA elevou as relações comerciais australiano-neozelandezas em mais de 400%, o que significou um volume de transações acima de 10 bilhões de dólares australianos, em 1998.
Além do protocolo geral destinado a acelerar o livre comércio de mercadorias entre os dois países, o ANZCERTA destaca-se pelo seu protocolo sobre livre comércio na área de serviços, o primeiro do mundo globalizado.
Vale destacar que o ANZCERTA assinou um acordo inicial com o ASEAN, em 1995, para facilitar os fluxos de comércio e de investimentos entre

Relacionados