Acordo comercial entre brasil e argentina

Páginas: 2 (429 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
Acordo Comercial entre Brasil e Argentina para trocas comerciais em real e peso

Em Setembro de 2008 Brasil e Argentina assinaram um acordo de cooperação a implementação, que passou a inicializarem Outubro do mesmo ano, através do SML (Sistema de pagamentos em Moeda Local), onde foi previsto que as trocas comerciais entre os dois países, fosse realizadas em peso e real, não mais em dólar.Este acordo foi assinado por Henrique Meirelles (presidente do Banco Central brasileiro) e Martín Redrado (presidente do BC argentino), em solenidade no Palácio do Planalto. Também participaram desteacordo o até então, presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Cristina Kirchner.
Importância econômica deste acordo: Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o novo sistema depagamento vai estimular a participação de pequenas e médias empresas nas trocas comerciais, que já somam US$ 25 bilhões por ano.
Comentário do Ministro da Fazenda Guido Mantega: "Você está diminuindoo custo de intermediação dessas operações. Os bancos vão ganhar menos e vai baratear o custo da transação".
Também para o ministro da Fazenda, a medida deve ser estendida aos demais países doMercosul e, no longo prazo, deve ser instituída uma moeda única para o bloco. "Isto caminha, no longo prazo, para uma moeda local, que eu acho que o Mercosul deve ter no futuro. É um primeiro passo", disseMantega, reconhecendo a dificuldade de implementação do novo acordo, uma vez que as compensações devem ser feitas diariamente.
Após o acordo, o ex presidente Lula fez algumas declarações para a mídia,afirmando a importância deste acordo entre Brasil e Argentina, onde o presidente falou que os dois países devem se ver como sócios, e não como competidores: "É muito importante que Brasil e Argentinase vejam não como competidores, mas sim como sócios (...) Acredito, trabalho e aposto na integração da América do Sul e com mais empenho no fortalecimento do Mercosul", disse Lula.
Regras do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balança comercial brasil x argentina
  • acordo comerciais
  • Brasil e Argentina
  • Relações brasil e argentina
  • exportações de automóveis do Brasil para a Argentina
  • comércio brasil x argentina
  • Argentina e brasil, década de 90
  • Brasil e argentina: processo abolicionista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!