acoplamentos

Páginas: 24 (5835 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
UniFOA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA















ACOPLAMENTOS



















Volta Redonda
2014

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
UniFOA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA









ACOPLAMENTOS





Monografia apresentada no Curso deEngenharia Mecânica, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Pesquisa Aplicada Área Mecânica, do Curso de Engenharia Mecânica.
Profº Orientador: Antônio de Pádua Sobreira Leal
















Volta Redonda
2014









































DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho a nossos familiares e amigos de estudospelo apoio incondicional em nossa árdua formação, que nos compreendem apesar de estarmos muitas vezes ausentes.






































AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus pela dádiva da vida e por ter nos ajudado a manter a fé nos momentos mais difíceis.






RESUMO




Os acoplamentos são componentes mecânicosutilizados em diversos seguimentos da indústria. É um elemento de fácil instalação que possui uma variedade de tipos e modelos onde se adaptam em equipamentos que necessitam de eixos para serem acoplados. Classificam-se teoricamente em rígidos, flexível e móvel, podendo ser lubrificados e não lubrificados. Em sua montagem os acoplamentos rígidos não suportam desalinhamento, ficando restrita suaaplicabilidade em conjuntos extremamente alinhados. Os flexíveis compensam possíveis desalinhamentos que o conjunto possa apresentar. Os móveis funcionam como um conjunto de acionamento intermitente, estando ora acoplado, ora desacoplado. Os mesmos são montados com auxílio de instrumentos de verificação de alinhamentos sejam eles manuais ou de precisão (mecânicos ou eletrônicos), a fim de garantir suadurabilidade e funcionalidade. Nesta montagem é verificado o alinhamento axial, paralelo, angular e misto. Quanto a sua forma de construção e material utilizado na confecção os acoplamentos estão regulamentados por normas técnicas nacionais e internacionais de modo a garantir a qualidade e a confiabilidade. Porém para manter um bom funcionamento do equipamento, torna necessária a utilização de umplano de manutenção bem elaborado, através das manutenções do tipo: preditiva, preventiva e corretiva. A preditiva atua na prevenção de falhas nos equipamentos, são feitas medições que detectam anormalidades que possivelmente ocasionaria quebras. A preventiva atua diretamente na prevenção de falhas ocasionadas por defeitos básicos do tipo: falha na lubrificação, desalinhamento e desgaste. Estas sãoexecutadas com base em uma periodicidade afim de garantir sua eficácia. A corretiva atua quando ocorre a quebra, sendo necessário principalmente quando o plano de prevenção não está bem dimensionado.



SÍMBOLOS, ABREVIATURAS, SIGLAS E CONVENÇÕES




ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
BB Banco do Brasil






SUMÁRIO







1. INTRODUÇÃO

O tema do presentetrabalho foi escolhido devido à importância de um elemento mecânico que hoje se tornou algo necessário a todos e principalmente ao Engenheiro Mecânico. Os acoplamentos estão presentes em nossas vidas a todo o momento, mesmo que muitas pessoas não saibam, eles ajudam bastante no nosso dia a dia. Está presente nos nossos carros, nos ônibus e principalmente nas indústrias, que hoje não sobreviveriasem existência dos acoplamentos mecânicos. Os acoplamentos mecânicos são elementos indispensáveis em sistemas mecânicos rotativos, sendo utilizado amplamente nesses sistemas para transmitir potência, tornando-se um aspecto crítico de qualquer sistema de eixos. Devido à complexidade das máquinas e equipamentos existentes hoje no mercado os acoplamentos vêm surgindo cada vez mais modernos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acoplamentos
  • Acoplamentos
  • Acoplamentos
  • Acoplamentos
  • acoplamentos
  • Acoplamentos
  • Acoplamento
  • Acoplamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!