ACONTECIMENTO

Páginas: 9 (2225 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014


UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE HUMANIDADES “OSMAR DE AQUINO”
DEPARTAMENTO DE LETRAS E EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA - NOTURNO

GISELLY SANTOS DO NASCIMENTO














FICHAMENTO
























GUARABIRA-PB
FEVEREIRO-2014
GISELLY SANTOS DO NASCIMENTO






FICHAMENTO:Sobre o Capítulo: O escravo negro na vida sexual e de família do brasileiro, do Livro “Casa-grande e senzala” de Gilberto Freyre.
.


Este fichamento apresentado a Universidade Estadual da Paraíba, no curso de Pedagogia para a obtenção de nota parcial do Componente Curricular Educação de Afrodescendentes sob a orientação da professora Ivonildes da Silva Fonseca.GUARABIRA-PB
2014
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. 25ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989 GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cap. 4: “O escravo negro na vida sexual e de família do brasileiro”, p.p 283-379.

1. “A rica influência dos negros na sociedade brasileira”.
1.1- A influência negra está presente no nosso cotidiano, desde, da música até ojeito de falar, comer e viver, está bela influência decorreu das escravas que tinham contato com os filhos dos senhores. (pp. 283)
1.2- As amas de leite tinham um contato muito grande com os filhos dos senhores e esse contato, em alguns casos, se prolongava até eles ficarem maiores. (pp. 284)
1.3- A escrava negra influência até sobre a vida sexual dos brancos. (pp. 300)
1.4- A populaçãobrasileira foi enriquecida com o que há de melhor e mais bonito da cultura da África, sendo de suma importância para mistificar a nossa sociedade. (pp. 300)
1.5- As escravas mais bonitas e atraentes eram as de Guiné,Cabo e Serra Leoa, assim eram as preferidas para os serviços na casa-grande, sendo escolhidas principalmente para serem ama de leite. (pp. 301)
1.6- As belas escravas serviam para seremtambém, os amores dos senhores. (pp. 301)
1.7- Um dos motivos para o Brasil fazer importação de Africana fez-se atendendo a necessidade e interesse por falta de mulheres brancas, no período colonial. (pp. 306)
2. “As belas negras minas”.
2.1- Os traços de negróides começaram a surgir diante da união de brancos com negras minas. (pp. 307)
2.2- A negra mina era conhecida como “excelentecompanheira” onde eram ditos como de muito interesse para os senhores. (pp. 307)
2.3- No século XXIII, predominava a relação entre brancos e negras mina devido as condições precárias em matéria de sexo ocorrido neste período. (pp. 307)
3. “Influência da cultura negra no Brasil”
3.1- A cultura negra foi um elemento muito influenciador em nossa construção da sociedade, muitos elementos realizados evivenciados hoje foram passados ou conhecidos através dos africanos. (pp. 308)
3.2- Um dos elementos mais importante que quase toda de origem africana é a nossa rica culinária. (pp. 308)
3.3- Transmitiram para nossa sociedade em formação, elementos valiosos de cultura ou técnica africana. (pp. 308)
3.4- A cultura africana muito prestigiou a cultura brasileira e devemos agradecer aos africanospor nos proporcionar essa vasta riqueza cultural. (pp. 309)
3.5- A religiosidade brasileira também foi influenciada pela África, onde o catolicismo predominava, começaram a ter traços de influência das religiões africanas – principalmente a maometana. (pp. 311)
3.6- O catolicismo se enriqueceu. (pp. 313)
4. “Influência da escravidão”.
4.1- A escravidão desenraizou o negro do seu meio social ede família, soltando-o entre gente estranha e muitas vezes hostil. (pp. 315)
4.2- O negro escravizado revolta-se por serem mantidos em cativeiro. (pp. 315)
4.3- Nenhum ser humano consegui viver em um lugar estranho ainda sob trabalho forçado e maltrato da parte de seus senhores. (pp. 315)
4.4- Buscam melhorar suas vidas de escravizados. (pp. 315)
5. “Não é culpa dos negros!”
5.1- É absurdo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acontecimentos
  • acontecimentos
  • Acontecimentos...!
  • acontecimentos
  • Acontecimentos
  • Acontecimentos no Mundo
  • Acontecimento da sociologia
  • os principais acontecimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!