aconstrucaonarrativadeproblemas

1125 palavras 5 páginas
A Construção Narrativa de Problemas 1

Introdução

O problema constitui uma descrição em forma escrita de fenômenos que, no processo de Aprendizagem Baseada em problemas (PBL), estimulam a aprendizagem em grupos, a ativação de conhecimentos prévios e a identificação de possíveis soluções.

A elaboração do texto de problemas é um componente importante, por isso é importante que os problemas sejam pertinentes ao nível de conhecimentos dos estudantes; estimulem os alunos a aprofundarem novas temáticas; esteja adequado aos conteúdos que serão abordados e esteja dirigido aos objetivos a serem desenvolvidos.

A elaboração de textos dos problemas

Um problema deve ser construído a partir das seguintes características gerais:
ƒ

Relevância – Cada problema é construído ao redor de um tema central, que pode ser abordado identificando uma série de objetivos específicos de aprendizagem. Tais objetivos devem estar ligados entre si e devem estimular a aquisição de conhecimentos e instrumentos interconectados.

ƒ

Seqüência lógica – Este aspecto refere-se à lógica seqüencial. Ou seja, os fatos são apresentados em seqüência respeitando, por exemplo, pré-requisitos e elementos temporais.

ƒ

Características do texto – O texto deve ser claro, simples e direcionado para a identificação de objetivos interligados entre eles.

1

Este texto foi retirado do livro Aprendizagem Baseada em Problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional, elaborado por uma equipe da Escola de saúde Pública do Ceará, e foi adaptado para fins didáticos por Bernadete Cordeiro. O estudo do mesmo tem por objetivo auxiliar os professores na elaboração de situações-problemas para utilizar junto aos alunos

Na prática, o elemento-chave que guia a redação de um texto é a elaboração de uma história curta que apresenta um tema central, um problema a ser resolvido. Este representa o estímulo à discussão e à identificação de uma série de objetivos específicos de aprendizagem.
ƒ

Factibilidade – Os objetivos têm de

Relacionados