Acondução nos vegetais

2116 palavras 9 páginas
A Condução nos Vegetais
Analogamente aos animais, os vegetais necessitam transportar água, sais minerais e nutrientes, para todas as suas células. Assim, a raiz, que capta a água e os sais minerais do solo, deve estar conectada aos demais órgãos da planta, para a distribuição da chamada seiva bruta. De maneira semelhante, os produtos da fotossíntese elaborados principalmente nas folhas, também necessitam de um sistema de transporte para a sua distribuição por todo o vegetal. Para tanto os vegetais superiores, principalmente, desenvolveram tecidos especializados na condução de todos estes compostos.
Existem dois tipos de tecidos condutores nos vegetais superiores, já que nas algas e nas briófitas tais tecidos normalmente não ocorrem: o xilema ou lenho e o floema ou líber. O xilema, é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais, captados pela raiz do vegetal. Já o floema é o tecido que transporta os nutrientes produzidos nas folhas, principalmente, e que são o resultado do processo fotossintético. Tais tecidos, ocorrem principalmente na raiz e no caule das plantas, os principais órgãos relacionados a condução. Os Tecidos Condutores
O xilema está formado por fibras, traqueídes, células parenquimáticas e elementos de vasos.
As células parenquimáticas também denominadas de parênquima lenhoso, na maioria das vezes são os únicos elementos vivos do xilema.
As fibras são formadas por células mortas do esclerênquima. Tais células são alongadas, de paredes espessas providas de pontuações; sua principal função é dar sustentação mecânica ao xilema. A robustez e a rigidez das grandes árvores é devida a essas fibras ou esclerênquima. O papel industrializado, também é produzido a partir dessas fibras.
As traqueídes são constituídos por células alongadas mortas, cujo protoplasma se perdeu durante o desenvolvimento do vegetal, restando apenas as paredes celulares e o espaço interno, por onde percorre a seiva bruta. As células que formam as traqueídes

Relacionados

  • agropec
    2895 palavras | 12 páginas
  • Norma Resumida GLP
    2912 palavras | 12 páginas
  • Melhoramento Gen Tico Da Cultura Da Soja
    7853 palavras | 32 páginas
  • Cultura caiçara - resgate de um povo (pesquisa em comunidades do litoral sul de são paulo)
    54548 palavras | 219 páginas