Aconcelamento em Psicologia

254 palavras 2 páginas
Matéria: Aconselhamento e Orientação em Psicologia

ATIVIDADE

Relato de escuta

Trata-se de uma mulher de 27 anos, trabalhamos na mesma empresa, após ler o texto resolvi fazer uma escuta mais atenta, e mais respeitosa, sobre os assuntos que ela já vinha me falando.
Ela relata sobre o seu relacionamento amoroso, onde os dois só se falam nos finais de semana, pois, fica muito cansativo ter contato todos os dias. Mas mesmo ela estando com essa postura, ela reclama muito que o namorado nem sempre da ênfase em datas comemorativas, como: aniversario de namoro, momentos futuros, etc...
A mesma continua dizendo, que às vezes faz coisas demais no relacionamento, e ele nem consegue distinguir quando ela esta triste, ou querendo alguma coisa, ela fala que muito do que é hoje foi uma adaptação ao jeito dele, que se não fosse assim não iria dar certo. Alguns assuntos, e com diferentes pessoas, ela não consegue expressar o que realmente seria suas vontades, simplesmente aceita aquela determinada resposta, e absorve para dentro de si. No meu ponto de vista o que mais me marca nas falas dela, é a submissão pelo outro, como se não conseguisse ter um enfrentamento direto e não defender suas opiniões. [...] Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os mais bonitos [...] “Rubem Alves”. Ao fazer essa escuta percebi o quanto somos instigados a falar, a opinar. E também a grandiosa importância do silencio, para maior entendimento das questões do outro.

Relacionados