ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL DE CRIAN AS E ADOLESCENTES com diabtes tipo 1

5832 palavras 24 páginas
ARTIGO ORIGINAL

ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM
DIABETES MELITO TIPO 1 NA CIDADE DE SALVADOR
Crésio Alvesa
Thaisa Souzab, Sâmia Veigab
Maria Betânia P. Torallesc
Francine Mendonça Ribeirod

Resumo
Conhecer o perfil do acompanhamento ambulatorial de indivíduos com enfermidades crônicas como o diabetes melito tipo 1 (DM1) é importante para avaliar a qualidade do atendimento, identificar falhas e propor ações que visem a melhorar os serviços médicos prestados a essa população. Para isso, realizou-se estudo de corte transversal, aplicando um questionário a uma amostra de 71 crianças e adolescentes com DM1, acompanhadas em três ambulatórios de Endocrinologia Pediátrica na cidade de Salvador (BA), entre agosto a outubro de
2004. Os resultados demonstram dificuldades quanto ao satisfatório acompanhamento ambulatorial devido ao elevado custo financeiro do tratamento, escassez de equipes multidisciplinares, pouco conhecimento sobre aspectos importantes no cuidado da doença e inexistência de um laboratório central onde todos os exames possam ser realizados gratuitamente.
Ao retratar as dificuldades encontradas no acompanhamento ambulatorial de crianças e adolescentes com DM1, este trabalho contribui para o planejamento de ações e desenvolvimento de estratégias com o objetivo de reduzir a morbi-mortalidade associada ao diabetes. Além disso, é essencial que as comunidades médica e leiga exijam políticas públicas de apoio e gratuidade para tratamento desta doença.
Palavras-chave: Diabetes melito tipo 1. Crianças. Adolescentes. Saúde pública.

a

b c d

Professor de Pediatria, Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenador da Residência em
Endocrinologia Pediátrica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos.
Endereço para correspondência correspondência: Rua Plínio Moscoso, 222, Apto. 601. CEP: 40157-190. Salvador – Bahia. Telefone: (71)
9975-8220. E-mail: cresio.alves@uol.com.br
Acadêmica de Medicina, Universidade

Relacionados