acofisiologia

1069 palavras 5 páginas
Ecofisiologia da cultura da cana-de-açucar
Introdução: A cana-de-açúcar se desenvolve no mundo entre a latitude 36.7° N e 31.0° S, do nível do mar até 1000m de altitude ou um pouco mais. É considerada essencialmente como uma planta tropical. É um cultivo de longa duração e, portanto convive com todas as estações, chuvosa, inverno e verão durante seu ciclo de vida.
Clima: Os principais componentes climáticos que controlam o crescimento, a produção e qualidade da cana são: temperatura, luz e umidade disponível. A planta vive melhor em áreas ensolaradas quentes e tropicais. O clima "ideal" para máxima produção de açúcar da cana-de- açúcar é caracterizado como: Uma estação longa, quente com alta incidência de radiação solar e umidade adequada (chuva) - a planta usa de 148 a 300g de água para produzir 1.0g de substância seca. Uma estação razoavelmente seca, ensolarada e fresca, mas sem geada para amadurecimento e cultivo – a porcentagem de umidade cai de forma regular ao longo da vida da planta, de 83% em uma cana muito jovem para 71% em cana madura, enquanto a sacarose cresce de menos que 10 para mais de 45% do peso seco. Livre de tufões e furacões (ventos fortes)
Chuva: Um total de chuva entre 10 e 1500 m é suficiente se a distribuição for adequada (abundante nos meses de crescimento vegetativo seguido por um período de amadurecimento). Durante o período de crescimento ativo, a chuva favorece um crescimento rápido da cana, alongamento da cana e formação de entrenós. Durante o período de amadurecimento, não é desejável muita chuva porque isso causa a baixa da qualidade do suco, aumenta o crescimento vegetativo, e aumento da umidade do tecido. Isto também prejudica a colheita e operações de transporte.
Temperatura: O desenvolvimento está intimamente ligado à temperatura. A temperatura ideal para brotação de cortes no caule é de 32° a 38°C. Diminui abaixo de 25°C, e é reduzida acima de 35°C e praticamente para quando a temperatura está acima de 38°C. Temperaturas

Relacionados