acne

Páginas: 5 (1193 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
1 INTRODUÇÃO


A responsabilidade socioambiental tem assumido uma significativa importância no ambiente empresarial, principalmente devido ao contexto das políticas do Brasil, que reduziram o espaço para o Estado paternalista atender as necessidades sociais. Isso criou um novo cenário, onde o setor privado passou a assumir essa tarefa junto à sociedade, e onde as empresas começaram a produzircom maior consciencia visando aprimorar a idéia do desenvolvimento sustentável, que objetiva criar um modelo econômico capaz de gerar riqueza e bem-estar, ao mesmo tempo em que promove a coesão social e impede a destruição do meio-ambiente.
O tema meio ambiente entrou definitivamente na pauta de discussão da nossa sociedade e pouco a pouco sendo inserida e incorporada pela nossa sociedade comoum divisor de água na busca de uma melhor qualidade de vida.
As práticas de controle ambiental são recentes e ainda não foram totalmente incorporadas pelas empresas, seja pelo seu alto custo ou pela falta de conscientização. Existe toda uma cultura que precisa ser estimulada para uma nova concepção na relação do homem com o meio ambiente. Percebe-se que pouco adiantarão tecnologias de controleambiental de última geração se as pessoas não refletirem sobre o seu comportamento no que se refere ao consumo e ao uso sustentável dos recursos naturais.










2 COMO A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE SE RELACIONA COM A INCLUSÃO SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Meio ambiente seguro, consumo e produção sustentáveis, qualidade das relações e geração de valores para todos, sãopalavras de ordem para o homem que busca empreender novas ações para a construção de um mundo melhor para o presente e para as futuras gerações.
Com o passar do tempo as pessoas foram adquirindo a consciência da responsabilidade com o ambiente em que vivem, com a qualidade de vida e com o desenvolvimento da sociedade em que se inserem, bem como estão cada vez mais cientes da necessidade de seassociarem para construir um mundo melhor.
Especialmente as empresas passaram a adotar novas políticas e princípios, em reconhecimento da responsabilidade socioambiental que decorre de suas existências na sociedade. O lucro expandiu seus significados, passando a contemplar uma faceta social: o lucro social. Além do retorno material, o exercício da atividade econômica consciente passou a objetivar apromoção de bem estar social e ambiental. É possível afirmar que a empresa que não investir em uma produção sustentável tem uma grande chance de falir.
Mas, o que realmente é a responsabilidade socioambiental? É uma postura, é a adoção de práticas, ações e iniciativas em benefício da sociedade e do ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do ser humano,por meio de ações preventivas, educativas, culturais, artísticas, esportivas e assistenciais, de defesa de direitos humanos, do trabalho e do meio ambiente, de busca da justiça social e o apoio ao combate à ilegalidade.
As práticas de responsabilidade social assumem cada vez mais importância nas empresas, como forma de criar valor para todos os stakeholders (público estratégico). Nesse contexto, asalianças entre empresas de diferentes setores, em especial entre grandes organizações e empresas sem fins lucrativos, são uma ferramenta crucial para incorporar o elemento social e o ambiental na estratégia corporativa.
Segundo BERGER (2004). “Pode-se definir alianças socioambientais como formas de relacionamento entre empresas envolvendo troca, compartilhamento ou co-desenvolvimento deprodutos, tecnologia ou serviços, com o objetivo de implementar políticas e atividades que incluem pelo menos um parceiro sem fins lucrativos e objetivos não-econômicos, isto é, objetivos voltados para a melhoria do bem-estar social e para a preservação do meio ambiente.
HARTMAN e STAFFORD (1998) citam ainda outros motivos que justificam uma aliança socioambiental, em especial com organizações sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acne
  • Acne
  • acne
  • a acne
  • acne
  • Acne
  • acne
  • acne

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!