acinectorbacter e pseudomonas

481 palavras 2 páginas
PSEUDOMONAS:
As espécies do gênero Pseudomonas são bacilos Gram-negativos, aeróbios e móveis da família Pseudomonadaceae. Possuem necessidades nutricionais mínimas, sobrevivendo em uma grande variedade de ambientes. Encontram-se amplamente distribuídas no solo e na água, e podem também fazer parte da microbiota normal do trato intestinal e pele de 3 a 5 % da população.
GRUPOS PSEUDOMONAS: P.Aeruginosa, P.chlororaphis, P. fluorescens, P. pertucinogena, P. putida, P. stutzeri, P. syringae.
Pseudomonas aeruginosa: produz um odor característico de frutas, produto de uma aminoacetofenona liberada pelo microorganismo, é uma caraceristica de grande importancia em sua identificação assim como a formação, em meios de cultura líquidos e sólidos, de uma camada de aspecto mucóide denominada slime, importante na formação de biofilmes.
Em seres humanos, P. aeruginosa é um patógeno oportunista. As bactérias se aproveita do sistema imunológico enfraquecido de um indivíduo para criar uma infecção e este organismo também produz toxinas que danificam o tecido, como pacientes de AIDS e câncer, vítimas de queimaduras, e portadores de fibrose cística. P. aeruginosa também é comumente encontrada em infecções hospitalares, sendo capaz de se aderir a diversos materiais, contaminando catéteres, ventiladores, próteses e lentes de contato, essa conforme estudos é a principal via de contaminação. Por causa da alta resistência a antibióticos e do grande arsenal de fatores de virulência desta bactéria, as infecções causadas por ela são de difícil controle.
As medidas de controle da infecção por pseudomonas incluem utilização de materiais estéreis, evitando sua contaminação durante a manipulação; realização cuidadosa de técnicas assépticas; lavagem das mãos antes e depois de manipular o paciente; realização de controle periódico da qualidade da água e dos alimentos; evitar uso indiscriminado de antimicrobianos de amplo espectro para evitar a seleção de cepas resistentes.
A vacina

Relacionados