Acidoserespiratória

944 palavras 4 páginas
ACIDOSE RESPIRATÓRIA
OBJETIVOS: Descrever a acidose de origem respiratória e suas principais causas.
Analisar as consequências do acúmulo de dióxido de carbono e ácido carbônico no sangue. Analisar os resultados da gasometria arterial na acidose respiratória.
CONCEITOS GERAIS
Os quatro grandes distúrbios do equilíbrio ácido-base são de origem respiratória ou metabólica. Os distúrbios de origem respiratória decorrem de alterações da eliminação do dióxido de carbono (CO2) do sangue, ao nível das membranas alvéolo-capilares.
A redução da eliminação do dióxido de carbono nos pulmões, faz elevar o seu nível no sangue; em consequência, eleva-se o nível do ácido carbônico. Há maior quantidade de íons hidrogênio livres no organismo e o pH cai. O distúrbio resultante é a acidose respiratória. A quantidade aumentada de dióxido de carbono no sangue, em consequência da redução da sua eliminação é denominada hipercapnia.
A acidose respiratória é, portanto, consequência de alterações da ventilação pulmonar, caracterizadas por hipoventilação pulmonar e insuficiência respiratória.
A acidose respiratória pode estar relacionada a alterações de diversas naturezas que comprometem a adequada eliminação do dióxido de carbono produzido pelo organismo.
As alterações podem ser do sistema nervoso central, da caixa torácica ou do parênquima pulmonar. As alterações do sistema nervoso que deprimem a função respiratória são relativamente comuns nas unidades de emergência e, em geral, são de fácil identificação. CAUSAS DE ACIDOSE RESPIRATÓRIA
A acidose respiratória é consequência da insuficiente eliminação do dióxido de carbono nos alvéolos pulmonares. Como a eliminação do dióxido de carbono depende fundamentalmente da ventilação pulmonar, as condições que geram hipoventilação pulmonar, são causas de acidose metabólica.
A hipoventilação pulmonar pode ser produzida por diversos tipos de alterações, como:
Alterações do sistema nervoso que podem dificultar a respiração:

Relacionados

  • Gasometria
    3185 palavras | 13 páginas