Acidos alimemtares

5887 palavras 24 páginas
ácidos alimentícios

ácidos alimentícios

Introdução
Os ácidos alimentícios, chamados agentes acidulantes, possuem perfis gustativos muito diferentes. Os ácidos utilizados em tecnologia alimentar podem ser encontrados in natura, obtidos a partir de certos processos de fermentação ou por síntese. No primeiro caso, pode-se citar os ácidos cítrico e tartárico; por fermentação são obtidos os ácidos cítrico, láctico, acético e fumárico. Por meio de síntese são fabricados os ácidos málico, acético e fosfórico.
O ácido cítrico, o mais comumente utilizado, apresenta gosto de limão, enquanto que o ácido acético possui o sabor familiar do vinagre. O ácido tartárico tem sabor muito acentuado, embora sua percepção seja muito breve. O ácido málico também tem sabor muito pronunciado, porém aparece mais lentamente do que o ácido cítrico. Já o gosto do ácido láctico é relativamente suave e duradouro.
Esses acidulantes apresentam também solubilidades distintas. Quando utilizados junto com um agente de fermentação, para produzir dióxido de carbono, é preferível usar um ácido de baixa solubilidade, como o ácido fumárico, por exemplo, ou um ácido de liberação lenta, como a glucona-delta lactona, o ácido málico ou o cítrico.
A Tabela 1 mostra a acidez dos principais ácidos utilizados na indústria alimentícia. Alguns agentes acidificantes, tais como os ácidos cítrico ou tartárico, são potentes agentes quelantes, capazes de sequestrar todos os íons metálicos que podem interferir e, consequentemente, catalisar a oxidação.

26

Os ácidos alimentícios são substâncias que aumentam a acidez dos gêneros alimentícios e/ou lhes conferem um sabor acre. São chamados de agentes acidulantes e os mais utilizados são os ácidos das frutas, como o cítrico e o tartárico, presente nas uvas; o málico, presente em uvas e maçãs; e o acético e o láctico, presente em produtos lácteos fermentados. Podem ainda ser usados outros tipos de ácidos, como o fosfórico e o clorídico, mas só em algumas circunstâncias.

Relacionados

  • Sintese do corante heliantina
    1349 palavras | 6 páginas
  • TECNICO
    15562 palavras | 63 páginas
  • V34suplemento
    343142 palavras | 1373 páginas