ACIDO CEFALORRAQUIDIANO

2458 palavras 10 páginas
CENTRO UNIVERITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ

LÍQUIDO CEFALORRAQUIDIANO

Ji-Paraná
2015
INTRODUÇÃO
O líquido cefalorraquidiano é um humor com composição semelhante a um ultrafiltrado de plasma, encontrado nos plexos ventriculares, no canal central da medula e no espaço sub aracnoide. Sua homeostasia pode ser danificada na presença de tumores, isquemias, hidrocefalias e infecções, o que pode provocar mudanças na produção e/ou na composição desse fluido. Por isso, o exame do LCR constitui um método de grande valia para o diagnóstico e o acompanhamento de diversas afecções neurológicas. A principal função do LCR é a proteção mecânica que amortece o encéfalo e a medula espinhal contra choques e pressão. O LCR também tem a capacidade de flutuação, de defesa do SNC contra agentes infecciosos, de remover resíduos e de circular nutrientes, mantendo, assim, o dinamismo dos elementos nele presentes.

DESENVOLVIMENTO
O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um fluido aquoso que circula pelo espaço intracraniano, preenchendo o sistema ventricular, o canal central da medula e os espaços subaracnoides craniano e raquiano, representando a maior parte do fluido extracelular do sistema nervoso central (SNC). Esse líquido apresenta diversas funções, entre elas, o fornecimento de nutrientes essenciais ao cérebro, a remoção de produtos da atividade neuronal do SNC e a proteção mecânica das células cerebrais. Estudos demonstram que um mecanismo homeostático eficiente do LCR é essencial para a atividade neuronal. Por isso, sua análise laboratorial é de grande importância para o diagnóstico e acompanhamento das doenças neurológicas.
As afecções neurológicas se refletem em alterações na citomorfologia e bioquímica do LCR. Comprovado na história, por punção lombar por Quincke (1893) que realizou primeira coleta in vitro, o estudo do LCR representa uma importante ferramenta diagnóstica e epidemiológica das patologias neuroraquidianas.
A formação do

Relacionados