Acido Carbox Lico 1

734 palavras 3 páginas
Acido carboxílico
Liz 01-Os ácidos carboxílicos são compostos que apresentam o grupo carboxila – COOH. O grupo carboxila, geralmente está nas extremidades da cadeia. Podendo estar ligada a radicais auquila (R), arila (Ar) e H . Esses compostos são ácidos fracos, mesmo assim são os compostos orgânicos mais ácidos. Quando têm mais de 10 carbonos, são conhecidos como ácidos graxos eles são encontrados em óleos e gorduras. Constituem uma forma de sólido insolúvel em água.. No ser humano, esses ácidos estão presentes no suor, o que faz com que alguns animais reconheçam seus donos apenas pelo cheiro que exalam. (imagem) O nome dos ácidos carboxílicos obtém-se substituindo o o final do nome do hidrocarboneto correspondente pelo sufixo ócio.(imagem)
Ruy 02-Os ácidos carboxílicos são bastante mais fracos do que os ácidos inorgânicos e os seus pontos de fusão e de ebuliçãosão mais elevados do que os de outras classes de compostos de semelhante peso molecular.
Formam sais solúveis (carboxilatos) por reação com hidróxido de sódio (NaOH) ou bicarbonato de sódio em solução aquosa.
Lipe03-Os ácidos carboxílicos são comercializados como intermediários de síntese. Muitos deles encontram-se na Natureza,intervindo no metabolismo animal e vegetal. Assim, por exemplo, o ácido metanóico é o responsável pela irritação provocada pela picada de uma formiga, razão pela qual é vulgarmente conhecido por ácido fórmico.
Ruy04-O mais importante de todos eles é o ácido acético. Este é um líquido incolor, de cheiro penetrante, sabor azedo emiscível com a água. É muito corrosivo quando puro e reage com alguns metais, nomeadamente com o magnésio e com o zinco, libertando hidrogénio.
É usado como solvente e reagente na indústria e no laboratório.
Além disso, é também usado na alimentação sob a forma de vinagre e usado na produção de acetatos (sais derivados do ácido acético), tais como acetato de celulose e acetato de vinilo.
É ainda utilizado na

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas
  • apostila quimica org nica IFRO
    67274 palavras | 270 páginas