Acido-BAse

Páginas: 9 (2045 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO

As teorias para ácido-base foram desenvolvendo durante os anos, com Arrhenius que dizia que ácido são substâncias que liberam, como único cátion, íon H+ (cátion hidrônio) ou H3O+ (cátion hidroxônio) em água. Já as bases, em água, liberam, como único ânion, íon OH- (ânion hidróxido ou hidroxila ou oxidrila). Algumas representações para esses acontecimentos são:

HCl + H2O  → H3O++ Cl- Ca(OH)2 →Ca2+ + 2 OH-
NaOH → Na + + OH- HNO3+ H2O  →  H3O+ + NO3-

Em 1923, o químico dinamarquês Johanees Bronsted propôs que um ácido poderia ser entendido como uma espécie química doadora de íon H+ e que as bases seriam os receptores desse mesmo íon. Na mesma época, o químico inglês Thomas Lowry, independentemente fez a mesmaproposição. Essa teoria - conhecida por teoria de Bronsted-Lowry - não é contrária à de Arrhenius, é apenas mais ampla.

HCN + H2O → CN- + H3O+
CN- + H3O+→ HCN + H2O

Baseando-se no conceito de Bronsted-Lowry, em 1923, G. N. Lewis enuncia sua teoria ácido-base em função de ligações químicas
Para Lewis, ácido é toda espécie química capaz de receber par de e-  através de ligação dativa e base é todaespécie química capaz de doar par de e- através de ligação dativa.





TEORIAS ÁCIDO – BASE

TEORIA DE LUX

Proposta por H. Lux em 1939 é, em sua forma, semelhante à teoria protônica, considerando o ânion óxido (O2–) a entidade transferida. Ácido é um receptor de O2– e base, um doador. Uma reação entre um óxido ácido (CO2) e um óxido básico (CaO) seria uma reação de neutralização:CO2 + CaO = Ca2++ CO32–

SiO2 + K2O = 2K+ + SiO32–

Essa teoria mostrou-se bastante útil para tratar de reações envolvendo líquidos iônicos (sais e óxidos fundidos) que ocorrem na metalurgia, na fabricação de vidro e cerâmica, nos sistemas geoquímicos etc. (CHAGAS, 1999).
TEORIA ELETRÔNICA

Como conseqüência de sua teoria do par eletrônico para explicar as ligações químicas, G.N. Lewispropôs uma teoria ácido-base em 1923 (juntamente com a teoria protônica). Considerava que ácido (A) é toda espécie química capaz de receber um par eletrônico e, que base (B) é aquela capaz de doar um par eletrônico (representado por :). De maneira geral:

A + :B = A:B

O composto A:B recebe nomes diversos, conforme a circunstância: aduto, sal, complexo, complexo ácido-base, complexodoador-aceitador, etc. Como exemplos de reações de neutralização estão todas as reações já citadas e outras como: BF3 + :NH3 = H3N:BF3


TEORIA IONOTRÓPICA

É uma generalização das teorias protônica, dos sistemas solventes e de Lux proposta por I Lindqvst e V.Gutmann em 1954. As reações ácido-base podem ser formuladas como:

Base + cátion característico = ácido
Base = ácido + ânion característicoExemplos de cátions característicos: H+ (Brønsted), NH4+ (em NH3 líquida) etc. Exemplos de ânions característicos: OH– (em água), O2– (Lux) etc. Essa teoria praticamente não gerou nenhuma nova linha de pesquisa (problemas, previsões etc.). Seus próprios autores fizeram posteriormente contribuições valiosas para o desenvolvimento da teoria eletrônica (CHAGAS, 1999).






3 REAÇÕES DENEUTRAIZAÇÃO

Quando comemos demais, o ácido clorídrico (HCl) do nosso estômago pode atingir o esôfago. Daí vem a nossa conhecida azia, a queimação.
Para acabar com ela, basta tomar um dos vários antiácidos à venda no mercado. Um dos mais conhecidos é o leite de magnésia, que é, basicamente, uma suspensão de hidróxido de magnésio (Mg(OH) 2) em água.
Mas como age esse antiácido. Lembre-se de queo ácido clorídrico é um ácido forte, portanto, ele está altamente ionizado no estômago.

HCl → H+ + Cl-
H+ + OH- → H2O

Assim, como os íons H+ --- os verdadeiros culpados pela acidez estomacais (queimação) --- transformados em água, a azia desaparece. Como podemos representar esse processo utilizando uma equação química.
Primeiramente, lembre-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ácidos e Bases
  • acido e bases
  • Ácidos e bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácido-base
  • Ácido base
  • acidos e bases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!