acido acetilsalicilico

Páginas: 5 (1035 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO: O que é a droga?
O que é ácido acetilsalicílico (AAS)? É um analgésico, antiinflamatório e antitérmico, cujo nome comercial mais conhecido é Aspirina. No organismo humano, interfere na produção do hormônio prostaglandina, responsável pela dor e inflamação. A droga promove ainda a vasodilatação e a sudorese abaixando a temperatura corporal. Também é um antiagregante plaquetário porser inibidor da ciclooxigenase (enzima responsável pelo agrupamento das plaquetas, que promovem a coagulação do sangue). Traduzindo: sua utilização faz o sangue ficar mais 'fino', impedindo a produção de coágulos.
Constitui-se de um cristal de coloração branca e quando está como substância pura é solúvel em éter e álcool, mas não é solúvel em água.
Estrutura química?
O ácido acetilsalicílicoapresenta-se na forma de cristais brancos, inodoros ou com um fraco odor.
A sua fórmula molecular é C9H8O4, e o seu peso molecular 180,16. O seu nome químico é ácido 2-acetoxibenzóico
É levemente solúvel em água; livremente solúvel em álcool; solúvel em éter e clorofórmio e escassamente solúvel em éter absoluto.
o ácido acetilsalicílico é um composto de funções mistas, possuindo um grupofuncional ácido carboxílico e um éster.



Importância:
.
Até então era vendido na forma de pó e pouco solúvel em água. Seu primeiro uso foi no alívio da dor. Em 1906, o comprimido já era conhecido como "droga maravilha". É, ainda hoje, o remédio mais consumido no mundo
Em pacientes com histórico de doenças cardíacas e vasculares em que uma eventual trombose pode agravar a situação, a ingestãodiária reduz o risco de formação de coágulos no sangue, prevenindo infarto e acidente vascular cerebral (derrame). A droga também é indicada para tratar artrite (inflamação das articulações) e enxaqueca. É importante ressaltar que o uso freqüente de ácido acetilsalicílico não é indicado para prevenção de doenças em pessoas saudáveis.
Os problemas gastrointestinais são os mais freqüentes. Mas podemocorrer azia, náusea, vômito, sangramento, úlcera e até perfuração no aparelho digestivo. Associado ao consumo de álcool, o comprimido pode provocar úlceras. Há ainda relatos de zumbido nos ouvidos e diminuição da audição, alergias cutâneas e respiratórias e sangramento pulmonar. Efeitos tóxicos graves do medicamento são notados quando sua concentração no sangue é superior a 400 miligramas porlitro.
5. Em que situações é contra-indicado? Em casos de dengue e hemofilia, por interferir na coagulação do sangue e provocar hemorragias, e de varicela (a catapora). Uma dengue simples pode se tornar hemorrágica com o uso de AAS. Já pacientes com varicela podem desenvolver a síndrome de Reye, doença de causa desconhecida, com sintomas de gripe e que afeta todos os órgãos do corpo, em especial océrebro e o fígado.
7. Em que outros males o comprimido poderia auxiliar? Outros possíveis benefícios do ácido acetilsalicílico ainda estão em estudo e prometem novidades nos próximos anos. Cientistas australianos anunciaram que o AAS poderia reduzir o risco de câncer de pele, por bloquear a ação de uma enzima ligada à doença. Na revista americana Science, trabalho com ratos diabéticos demonstrouque altas doses da droga conseguem abaixar o nível de glicose no sangue. (Ainda não se sabe se diabéticos poderião usar o comprimido, uma vez que a superdosagem traz outros males).
A aspirina pode prevenir câncer de cólon, de mama e pele, segundo sugerem pesquisas do Instituto de Genética Humana da Universidade de Newcastle (Grã-Bretanha), da Universidade de Columbia (Nova York, EUA) e doInstituto de Pesquisa Médica de Queensland (Austrália), respectivamente. Os cientistas, porém, reconhecem que os resultados ainda são insuficientes e que serão necessários mais estudos para que se afirme isso com mais propriedade.
Pesquisas recentes sugerem até que este comprimido comercializado em doses de 100 mg a 500 mg é eficaz na diminuição dos riscos de câncer.
Uma particularidade da Aspirina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ácido acetilsalicílico
  • Ácido acetilsalicílico
  • Ácido acetilsalicilico
  • Acido acetilsalicilico
  • Acido acetilsalicílico
  • acido acetilsalicilico
  • Ácido acetilsalicilico
  • ÁCIDO ACETILSALICÍLICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!