Acido Acetilsalicico e Acdo salicilico

3124 palavras 13 páginas
FARMÁCIA

Química Aplicada: Farmácia Ácido acetilsalicílico e Ácido salicílico
Denise Cristina Fernandes Costa de Assis denise.cfc.assis@hotmail.com Faculdades Integradas Tereza d’avila
Resumo - Objetivo Caracterizar a diferença entre os ácidos, sua fórmula e síntese, uso na medicina e na cosmética; utilização do ácido acetilsalicílico (AAS) na prevenção primária de eventos cardiovasculares; sistematizar, sob o ponto de vista de aplicação prática, a utilidade do AAS prevenção de doenças tromboembólicas da gestação. Utilização do ácido salicílico na cosmética e seus benefícios. O objetivo deste trabalho é esclarecer a diferença entre os ácidos acetil e salicílico, seus benefícios e malefícios, como este ácido vêm ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, e na gestação e o uso deste ácido na cosmética como prevenção de acne.
Introdução
O ácido acetilsalicílico, comercializado como aspirina®, é um composto de função mista (grupos do ácido carboxílico e do éster), que é obtido por meio do ácido salicílico.
A Aspirina®, droga mais usada no mundo inteiro, é um analgésico (combate às dores) e antipirético (combate à febre), com propriedades antiinflamatórias (combate inflamações). Ela é um grande exemplo de como um chá caseiro pode se tornar um medicamento sintético com a evolução das pesquisas sobre o seu princípio ativo.
No Brasil ainda é comum a ingestão de chás como o de fedegoso (Cassia occidentalis).
Com o passar do tempo, estudos foram feitos sobre esses chás. Em 1838, o químico italiano Raffaele Piria conseguiu obter ácido salicílico da salicina, sendo que esse último era um composto de estrutura complexa, o qual se acreditava ser o princípio ativo da casca

Relacionados