Acido acetilsalicílico

Páginas: 4 (775 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
Introdução
O ácido acetilsalicílico é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não-esteróides utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaquetar. Encontradocomo pó cristalino branco ou como cristais incolores na forma pura, ele se dissolve facilmente em álcool ou éter, e é pouco solúvel em água. Um dos medicamentos mais conhecidos a base de ácidoacetilsalicílico é a aspirina.
O laboratório farmacêutico Bayer, em 1897, conjugou o ácido salicílico com acetato, criando o ácido acetilsalicílico, conhecido também como aspirina. Este foi o primeirofármaco sintetizado na historia da farmácia. John Vane, do Royal College of Surgeons, recebeu o Premio Nobel da Medicina e Fisiologia em 1982, por ter demonstrado pela primeira vez o mecanismo de ação doácido acetilsalicílico em Londres no ano de 1971.
Na síntese, o ácido salicílico é tratado com anidrido acético em presença de acido sulfúrico, o qual atua como catalisador. São empregadas tambémtécnicas de filtração à vácuo e recristalização.
Em escala laboratorial, adiciona-se 2,5g de ácido salicílico, 6 mL de anidro acético e algumas gotas de acido sulfúrico num erlenmeyer de 125 mL. Essamistura é agitado e aquecida em banho-maria durante 10 minutos. Em seguida, resfria-se e adiciona-se de 10 a 15 mL de água destilada gelada, com o intuito de decompor o excesso de anídrico acético. Amistura é resfriada até que a haja cristalização completa, e então é filtrada em funil de Buchner, lavando com pequenas quantidades de água destilada gelada.
Em seguida, o acido acetilsalicílico épurificado por recristalização. O produto é dissolvido em 10 mL de etanol num béquer de 100mL e é aquecido em banho-maria. Adiciona-se 25 mL de água aquecida, se houver precipitação, dissolve-se poraquecimento sob refluxo, banho-maria. O recipiente é, então, coberto e fica em repouso para esfriar. Quando frio, os cristais são obtidos por filtração.
Os cristais são secados e pesados, e depois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ácido acetilsalicílico
  • Ácido acetilsalicílico
  • Ácido acetilsalicilico
  • Acido acetilsalicilico
  • acido acetilsalicilico
  • Ácido acetilsalicilico
  • ÁCIDO ACETILSALICÍLICO
  • acido acetilsalicilico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!