Acidez E Basicidade Dos Compostos Org Nicos

3617 palavras 15 páginas
INTRODUÇÃO

Acidez e Basicidade na Química Orgânica
De acordo com a definição de Arrhenius, ácido é toda substância que, dissolvida em água, libera íons H+ como único cátion; e base é toda substância que,dissolvida em água, libera íons H- como único ânion.
Acidez na Química Orgânica
Acidez de ácidos carboxílicos, fenóis e álcoois
Os ácidos carboxílicos apresentam capacidade de ionização do átomo dehidrogênio da carboxila.

Os valores de Ka revelam que os compostos apresentados seguem a seguinte ordem de acidez (ordem de força ácida): álcool < água < fenol < ácido carboxílico.
Já que o álcool émenos ácido que a água, pode-se dizer que, na prática, ele não possui tendência para liberar H+. Assim, quando se tenta reagir esses compostos com um hidróxido inorgânico, como NaOH, por exemplo,obtém-se sucesso com ácidos carboxílicos e fenóis, e não com álcoois, pois estes não são suficientemente ácidos.

ACIDEZ E BASICIDADE NA QUÍMICA ORGÂNICA

Acidez e basicidade dos compostos orgânicos ionização de um ácido reflete a intensidade da força ácida
Para o ácido clorídrico
O ácido forte por definição sofre ionização em água. Quando o ácido é forte, a reação de ionização mostra a forma ionizada em maior proporção que a forma molecular. Como o grau de ionização alfa(α), é a razão entre a forma ionizada e a forma molecular, o ácido forte terá um alto grau de ionização α. A constante de teríamos.
Forma molecular
Forma ionizada
H2O H Cl H3O Cl

Por definição pKa = - log Ka, e assim valores numéricos baixos para o pKa identificarão os ácidos fortes. O ácido clorídrico por ser um ácido forte apresenta um valor de pKa= -7 enquanto que o ácido carbônico, H2CO3 ,por ser mais fraco apresenta um valor de pKa de 6,35.Os ácidos fracos sofrem ionização parcial em água. A reação é reversível e o equilíbrio está deslocado para o lado da forma molecular.
CH3CO O H H2O H3O CH3CO
Forma molecular
Forma iônica
Comparando compostos em uma mesma família da tabela periódica, a força

Relacionados

  • Acidez e Basicidade de Compostos Org nicos
    2160 palavras | 9 páginas
  • tcc de ciencias
    13597 palavras | 55 páginas
  • Química analítica
    517533 palavras | 2071 páginas
  • Skoog
    549601 palavras | 2199 páginas