Acidentes e Proteção na industria petrolifera

Páginas: 30 (7467 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2015
Máquinas e Equipamentos
Acidentes e Proteção na industria petrolifera

1.Maquinas e Equipamentos Utilizados na Industria Petrolifera
Parafuso estojo B-7

O Parafuso Estojo B-7 é fabricado em aço-liga em diversos tratamentos de superfície, utilizado na indústria petrolífera e em máquinas e equipamentos onde requer alta resistência mecânica em severas condições de uso, tanto em baixa como emalta temperatura, tais como: junções e flanges para tubos, bombas, válvulas, compressores e equipamentos onde necessite extrema segurança de trabalho. 









Perfuradores de Poços de Petróleo


Localização das reservas de petróleo
Os reservatórios de petróleo na crosta da Terra são encontrados pelos geólogos com instrumentos específicos e estudos detalhados que muitas vezes levamanos até ficarem prontos. Eles podem trabalhar de forma independente ou em contrato com uma companhia de petróleo em particular. Os profissionais observam as condições precisas para a captura do petróleo, em reservatórios de rochas. Os geólogos estudam as rochas e as superfícies de terrenos para isolar o leito de óleo com a ajuda do método de perfuração rasa. No entanto, os seus métodos não erammuito confiáveis anteriormente. Atualmente, com o avanço da tecnologia, o controle da superfície é feito por imagens de satélite, além do uso de outros equipamentos científicos. Os equipamentos utilizados para a localização de leitos de petróleo são:
Medidor de gravidade
Magnetrômetros
Tubos aspiradores
Método de sismologia
A mudança na gravidade é medida em metros no campo gravitacional daterra que indica o fluxo de petróleo. Da mesma forma, o magnetômetro grava a mudança no campo magnético da terra para marcar o fluxo de terra. O odor de hidrocarbonetos pode também ser detectado por tubos aspiradores eletrônicos altamente receptivos.
Sismologia é o processo de criação de ondas de choque que passam através das rochas mais profundas, e registram as ondas que são refletidas de volta.É um processo amplamente utilizado para a localização de reservatórios de petróleo. A onda de choque é formada por pistolas de ar comprimido, tambores e explosivos. A pistola de ar comprimido é usada para a criação de ondas de choque em água. Pulsos de ar são injetados na água e uma onda de choque é criada. Explosivos são também utilizados após a perfuração superficial, e eles podem ser usadossobre a terra, bem como na  água.
As ondas de choque viajam sob a superfície da Terra e elas são refletidas pelas camadas de rochas sedimentares subjacentes. Essas ondas refletidas são registradas pelos sismógrafos ou microfones sensíveis. A leitura é interpretada e, portanto, os leitos de petróleo correspondentes são pesquisados. Então, os geólogos marcam o local usando as coordenadas de GPS ouusando bóias sinalizadoras presentes na água. Desta forma, todo o processo é completado com a busca mundial de energia, atendendo as demandas.
http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/5972-fatos-sobre-perfuracao-de-petroleo/ 14/06/2014 as 18:53

Queimadores
Um queimador de óleo é um dispositivo que queima petróleo para gerar calor. Esses dispositivos são bastante utilizados naindústria, especialmente no setor petrolífero. Os variados modelos de queimadores de óleo que estão disponíveis no mercado de produtos e equipamentos industriais podem receber muitos tipos diferentes de combustível, incluindo óleos usados, óleo combustívele óleos de aquecimento diferentes.
Um queimador de óleo típico trabalha empurrando o óleo através de um bico fino que cria uma espécie de spray. Ospray de óleo é aceso com uma faísca, liberando chamas e calor. Cabe ressaltar que os injetores de óleo tendem a obstruir com o passar do tempo, porque o óleo é grosso e geralmente contém impurezas, por isso é importante se certificar de que o bico é limpo regularmente, além de ser necessário substituir os bicos injetores periodicamente para evitar riscos de acidentes.
Alguns riscos com o mau...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • acidentes na industria petrolifera
  • Industria Petrolifera
  • Indústria Petrolífera
  • Industrias petroliferas
  • Industria petrolífera e de agua no rn
  • Resoluções do CONAMA para a indústria petrolífera
  • Acidentes em plataformas petrolíferas
  • Introdução a Industria Petrolifera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!