Acidentes nucleares

Páginas: 3 (613 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
Acidentes Nucleares
 
A utilização pacífica da energia nuclear sempre foi motivo de grandes discussões. As maiores preocupações acerca do assunto é a possibilidade de ocorrerem acidentes. Aradiação liberada no meio ambiente pode ferir gravemente e matar pessoas e outros seres vivos.
Os maiores acidentes nucleares ocorreram no reator número 2 da usina Three Mile Island, na Pensilvânia – EUA,em 1979; e na usina de Chernobyl, em Kiev, Ucrânia, em 1986.
Embora o uso civil da energia nuclear gere protestos e preocupações de ambientalistas e de parte dos cientistas mais renomados do mundo, aexplosão de um reator de uma usina nos moldes de uma bomba nuclear é tecnicamente impossível.
O combustível utilizado numa bomba nuclear é muito mais rico em 235U, do que os usados nos reatores deuma usina, que chega a aproximadamente a 4%. Acontece que nos reatores nucleares, apesar de não ocorrerem explosões, as barras de combustível simplesmente se fundem, derretem, fazendo com que o núcleodo reator atinja incríveis 3000º C, derretendo as paredes de aço que protegem esse combustível.
O urânio fundido pode penetrar até 20 metros no solo, atingindo águas do lençol freático, produzindograndes explosões com a liberação de vapores e detritos radioativos que podem afetar o meio ambiente por vários quilômetros.
No acidente de Chernobyl, que foi o mais grave acidente radioativo dahistória, a falta de informações agravou ainda mais a situação. Nuvens radioativas atingiram grandes centros populacionais sem que ninguém fosse informado. Países vizinhos da Ex-União Soviética tomaramconhecimento do acidente apenas dois dias após o ocorrido, quando cientistas suecos detectaram níveis alarmantes de radiação vinda do leste, com cerca de 10.000 vezes maiores que o normal.
A quantidade deradiação emitida foi 200 vezes maior do que as emitidas pelas bombas lançadas sobre Hiroxima e Nagasáqui, em 1945, no Japão. Segundo o instituto radiológico da Ucrânia, aproximadamente 2.500...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acidentes nucleares
  • Acidente Nuclear
  • Acidente nuclear
  • acidentes nucleares
  • Acidente nuclear
  • Acidente nuclear
  • Acidentes nucleares
  • acidentes nucleares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!