Acidentes Notorios INTRODU O PET

1213 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

BIANCA MATOS CAMPOS DE OLIVEIRA

ACIDENTES PETROLÍFEROS NOTÓRIOS
O lago Peigneur e a Cratera de Darvaz

São Mateus
2015
O lago Peigneur

Embora muitas porções de água passem por ciclos naturais de desaparecimento e reaparecimento, vários desastres industriais também já fizeram lagos sumirem ou aparecerem. O Lago Peigneur, em Louisiana, representa um desses casos mais infames. Em 1980, o Lago Peigneur tinha apenas 3,4 metros de profundidade em seu ponto mais fundo, mas espalhado em 5,26km². Era uma ilha com um parque botânico, várias plataformas de perfuração de petróleo e minas de sal bem abaixo do lago.
Em 21 de novembro de 1980, uma equipe de perfuração de petróleo estava com dificuldade para retirar o equipamento que ficou preso a cerca de 365 metros de profundidade abaixo da superfície do lago. De repente, a tripulação ouviu alguns estrondos e a plataforma começou a balançar. Temendo uma queda total da perfuratriz, a equipe abandonou a plataforma. A plataforma virou e, surpreendentemente, desapareceu por completo embaixo da água. Rapidamente, formou-se um redemoinho violento onde a perfuratriz estava. Outras plataformas de perfuração e uma doca foram sugadas. A direção do Canal Delcambre, que desembocava no Golfo do México, foi invertida e 11 barcas e um rebocador foram puxados para o redemoinho. Os mineiros, nas minas de sal a 457 metros de profundidade, começaram a evacuar quando a água passou a invadir as cavernas.

Pelo que se constatou depois, um erro de cálculo fez com que a equipe de perfuração trabalhasse no local errado. Um pequeno buraco rapidamente estendeu-se à medida que a água do lago o inundava e desgastava as paredes cheias de sal da mina. Milagrosamente, os 50 mineradores saíram com segurança e ninguém ficou ferido. Mas um lago, raso, com 13,3 bilhões de litros de água doce, desapareceu repentinamente. O Canal Delcambre contrário criou uma cachoeira de água salgada de

Relacionados

  • Simp Sio BECN 2014
    129822 palavras | 520 páginas
  • Coleção Sinopses V
    148492 palavras | 594 páginas
  • Coleção_Sinopses_v
    174786 palavras | 700 páginas
  • Direito Administrativo Brasileiro
    310172 palavras | 1241 páginas