acidentes na industria petrolifera

Páginas: 8 (1779 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
Introdução

Nesse trabalho vamos abordar alguns acidentes petrolíferos da história, suas cronologias e dimensões de vazamento.
Nos últimos 70 anos, mais de 80 episódios de média e alta gravidade lançaram nos mares e oceanos cerca de 7,4 bilhões de litros de petróleo - o correspondente ao volume de quase 3000 piscinas olímpicas. Os dez maiores desastres respondem por 68% desse total.
Noperíodo compreendido entre 18/08/95 e 14/04/97, verifica-se a ocorrência do total de 64 eventos. Destes, 51 corresponderam a acidentes, considerados neste texto como eventos que resultam em conseqüências tais como óbitos, lesões, efeitos adversos à saúde ou danos ao meio ambiente e aos equipamentos. Foram considerados incidentes os 10 casos que resultaram em quase-perdas, sem conseqüência sobre a saúde,o meio ambiente e os equipamentos. Em três casos não havia informações que permitissem definir como acidentes ou incidentes.


Incêndio na maior refinaria da Venezuela
Em um dos maiores acidentes da indústria do petróleo, ao menos 41 pessoas morreram por conta de um incêndio na refinaria de Amuay, no Centro Refinador de Paraguaná (CRP), na Venezuela que deixou 80 pessoas feridas.
Segundoinformações divulgadas pelos principais portais de notícia da internet, o fogo continuava queimando na manhã desta segunda-feira (27/08) em dois depósitos de combustível da refinaria – a maior do país.
A explosão foi causada por um vazamento de gás. O incêndio aconteceu em uma instalação com capacidade para produzir 645 mil barris por dia que faz parte do segundo maior complexo de refinaria depetróleo do mundo. A dimensão do acidente foi tão grande que casas nas redondezas foram destruídas.
Um edifício da Guarda Nacional na área foi destruído e autoridades disseram que uma criança de 10 anos estava entre os mortos. Foi divulgado também que foram confirmados 18 soldados mortos junto com 15 civis, enquanto seis corpos ainda tinham de ser identificados.
As operações em Amuay foramparcialmente fechadas pelo menos duas vezes este ano, devido a um pequeno incêndio e ao fracasso de uma unidade de refrigeração. O secretário-geral da Federación Unitaria de Trabajadores Petroleros de Venezuela (Futpv), Ivan Freites, acusou o governo de ter negligenciado nos últimos anos as tarefas de manutenção da indústria petrolífera.
“Aqui o investimento em indústria não existe, nós denunciamos issohá três anos”, disse à Agência Efe Freites, ao assegurar que há falta de investimento industrial e uma desatenção por parte dos responsáveis da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) de suas funções de gerência. Freites assegurou que esse tipo de incidente tem acontecido em todo o país.



Vazamento de petróleo no Golfo do México

Na noite de 20 de abril de 2010, uma explosão naplataforma Deepwater Horizon, arrendada pela empresa British Petroleum (BP), matou 11 funcionários no Golfo do México. Dois dias depois, a plataforma afundou a aproximadamente 80 quilômetros da costa da Louisiana, sul dos Estados Unidos. O petróleo cru começou a vazar da tubulação rompida a 1,5 quilômetro da superfície do mar, formando uma enorme mancha negra que se aproxima do litoral americano.
Desdeentão, o óleo vem prejudicando a fauna marinha, o turismo e a pesca na região. Todos os esforços da empresa BP para conter o vazamento falharam e o derrame deve continuar por mais um mês. Pela sua extensão, esse foi considerado o pior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos.
O desastre no Golfo do México trouxe como conseqüências:
- Ameaças ao ecossistema;
- Prejuízos à indústriapesqueira e ao turismo;
- Desgaste político do presidente Barack Obama;
- Revisão dos incentivos à indústria petroleira;
- Maior regulamentação do setor petrolífero;
- Incentivo à discussão sobre energias alternativas.
A mancha negra que se estende sobre o Oceano Atlântico, numa área equivalente a onze vezes a cidade do Rio de Janeiro, é a imagem da maior catástrofe ambiental da história...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industria Petrolifera
  • Indústria Petrolífera
  • Industrias petroliferas
  • Industria petrolífera e de agua no rn
  • Resoluções do CONAMA para a indústria petrolífera
  • Acidentes em plataformas petrolíferas
  • Introdução a Industria Petrolifera
  • Efluentes de indústrias petrolíferas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!