Acidentes na Indústria do Petróleo - Efeitos para o Meio Ambiente

Páginas: 12 (2780 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
UNIP - UNiversidade Paulista

Introdução - Junior

A grande procura por petróleo aumenta a exploração e produção no Brasil e no mundo, enquanto a maioria está preocupada com lucros, é preciso considerar os impactos causados ao meio ambiente que afetam aos seres humanos, aos animais e ao ecossistema como um todo. Podendo assim comprometer a saúde e a sustentabilidade de um determinado local.Os acidentes relacionados à indústria do petróleo vêm acontecendo desde sua descoberta, mesmo realizando estudos para redução dos impactos.

















(LUEZIA) Acidentes na Indústria do Petróleo – Efeitos Para o Meio Ambiente

Considerado um produto de imensa importância atualmente, o petróleo, ou “óleo de pedra”, é utilizado a mais de seis mil anos.
Com fins decurar feridas de pele, iluminação, mumificação e guerra, assim era utilizada a massa espessa que aparecia na superfície da terra. Em 1850, na Escócia, James Young criou processos de refinamento, após descobrir que é possível extrair petróleo de carvão e xisto betuminoso (minério, energia não renovável, impregnado com 5 a 10% de material oleoso semelhante a petróleo). Em 1859, data considerada onascimento da indústria moderna petrolífera, foi perfurado o primeiro poço para procurar petróleo na Pensilvânia(EUA), mostrando se produtor. Somente após a invenção do automóvel o mesmo passa a ser considerado realmente indispensável.
O aumento da procura por petróleo causou o aumento de pesquisas e explorações. Conforme os anos se passaram essa procura foi crescendo, novos métodos de exploraçãoforam criados, pessoas mais especializadas foram surgindo e o mercado do petróleo foi crescendo. E com isso surgiram os imprevistos, ou seja, acidente.
Alguns fatores contribuem para que ocorram acidentes na indústria do petróleo e gás. As maiores causas de acidentes são por desconhecimento e despreparo dos humanos, é preciso formar uma cultura de risco, de modo que toda força de trabalho seconscientize de que é preciso e necessário atribuir rotina de trabalho a prevenção de acidentes.
(DEREK)Os impactos causados pelo derramento de petróleo nas aguas são mais visíveis em relação aos acidentes em terra. Especialistas afirmam que os acidentes podem deixar marcas por mais de 20 anos e que a recuperação é sempre muito difícil e longa, mesmo com a ajuda humana. Os efeitos mais graves acontecemquando há contato do petróleo cru com plantas e animais. O óleo recobre os pelos e penas de animais, sufoca peixes, mata plâncton (considerado a maior fonte de oxigênio) e os pequenos crustáceos, algas e plantas na orla marítima. Nos mangues, recobre as raízes de plantas impedindo sua nutrição.
Os derramamentos são apenas uma parte das fontes de riscos e impactos negativos em relação à produçãoe exploração de petróleo no mar. A fauna e a flora sofrem sérios impactos ambientais, após 45 dias da perfuração de um poço, em destaque:
Fluido da perfuração - são fluidos utilizados durante a perfuração de poços de petróleo, que possuem algumas funções básicas: manter as pressões de formação sob controle; carrear os cascalhos até a superfície; manter a estabilidade mecâsão fluidos utilizadosdurante a perfuração de poços de petróleo, que possuem algumas funções básicas: manter as pressões de formação sob controle; carrear os cascalhos até a superfície; manter a estabilidade mecânica do poço; resfriar a broca; transmitir força hidráulica até a broca; manter os cascalhos em suspensão quando sem circulação; entre outros. Também são conhecidos como lama de perfuraçãonica do poço; resfriara broca; transmitir força hidráulica até a broca; manter os cascalhos em suspensão quando sem circulação; entre outros. Também são conhecidos como lama de perfuração;

Cascalhos saturados de diversas substâncias;
Compostos tóxicos (mercúrio, cadmio, zinco e cobre).

Já na fase de refino, o problema são os descartes:
Efluentes líquidos;
Emissão de gases;
Emissão de vapores tóxicos para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acidente de trabalho na indústria de petróleo e gás: efeitos ao meio ambiente
  • Acidente de trabalho na indústria de petróleo e gás: efeitos ao meio ambiente
  • A industria do petróleo e o meio ambiente
  • Petróleo e seus efeitos no meio ambiente
  • Os efeitos das industrias sobre o meio ambiente
  • Prevenção de acidentes na industria do petróleo
  • Petroléo e o meio ambiente
  • Petroleo e o meio Ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!