Acidentes incapacitantes na construção civil

Páginas: 119 (29633 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
Rafael da Silveira Gomes

A PRODUÇÃO SOCIAL DO INFORTÚNIO: acidentes incapacitantes na construção civil

Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre. Orientador: Prof. Dr. Carlos Minayo Gomez

Rio de Janeiro 2003

DEDICATÓRIA

Aos trabalhadores da construção civil queparticiparam desta dissertação e mostraram que o acidente lhes tirou muito, mas a dignidade e a coragem mantiveram-se intactas.

2

AGRADECIMENTOS

Essa dissertação contou com o participação e contribuição de muitas pessoas que me acompanharam e me ajudaram neste período, auxiliando sua construção. Agradeço a Fran, companheira de todas as horas, pelas sugestões e paciência. Aos meus pais e ameus familiares (e àqueles que se tornaram parentes durante o percurso) pelo apóio e suporte. Ao prof. Dr. Carlos Minayo-Gomez pelas ricas orientações, mas principalmente pelo acolhimento nos momentos de angústia. A toda equipe do CESTEH pelos conhecimentos e sonhos compartilhados. Agradeço a todos aqueles que me auxiliaram na realização da dissertação: as Assistentes Sociais do Hospital MunicipalLourenço Jorge, com as quais compartilhei minhas expectativas e tardes intermináveis à “espera” de um acidente; ao escritório de advocacia, principalmente ao Rodolfo, que mostram que a luta vale a pena; e aos funcionários do INSS de Irajá pela receptividade e disponibilidade.

3

RESUMO

A construção civil é um setor da indústria nacional historicamente marcado pelos altos índices deacidentes de trabalho, sendo uma grande parcela composta por acidentes graves (fatais e incapacitantes). Estes acidentes quando não interrompem a vida do trabalhador deixam seqüelas permanentes que transformam profundamente suas existências e a de seus familiares. Essa situação agravou-se diante do processo de precarização pelo qual as condições de trabalho do setor vêm passando nas últimas décadas. Opresente estudo enfocou tanto os acidentes incapacitantes permanentes totais - aqueles cujas seqüelas impedem o exercício de qualquer atividade laborativa - quanto os parciais, cujos efeitos exigem um maior esforço para a execução da mesma atividade desempenhada antes do acidente ou impossibilitam sua realização. Foram entrevistados seis trabalhadores que sofreram acidentes incapacitantes naconstrução civil no município do Rio de Janeiro. As entrevistas basearam-se nas histórias de vida dos trabalhadores com objetivo de coletar os dados sobre os acidentes contextualizados nas diferentes trajetórias. Os acidentes foram analisados não apenas a partir das condições de trabalho (ambiente, organização e segurança), mas também a partir das condições e histórias de vida de suas vítimas, postoque estão intrinsecamente ligadas ao evento. A infância pobre, a migração, o ingresso na construção civil, o acidente e seus desdobramentos são questões que se relacionam em maior ou menor grau. O acidente é entendido como um acontecimento instantâneo, porém histórico, dinâmico e múltiplo, que vai sendo construído pelo engendramento de diversas determinações e sobredeterminações que, num dadomomento, mediante uma conformação específica de forças, ocorre. Discuti-se ainda as análises causais de acidentes assim como a postura Estatal em relação ao assunto. Palavras-chave: Acidentes de trabalho – Construção Civil – Saúde do Trabalhador.

4

ABSTRACT

The civil construction is a sector of the national industry marked by the high rates of work accidents, being a great parcel composed ofserious accidents (it causes death or disability). Those accidents, when they do not interrupt the worker´s life leave permanent sequels that transform deeply his existences and families. This situation ahead has aggravated with the increasingly precarious labor conditions of the sector. This study focused the disabities accidents for those that caused permanent disability or any kind that can...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acidentes de trabalho na construçaõ acidentes de trabalho na construção civil:
  • Riscos e acidentes na construçao civil
  • ACIDENTES DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • acidentes de trabalho na construção civil
  • ACIDENTES DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Acidentes de trabalho na construção civil
  • Acidente na construção civil
  • acidentes de trabalho na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!