ACIDENTES DURANTE O TRANSPORTE DE PETROLEO E SEUS DEVIRADOS

1956 palavras 8 páginas
Área de Tecnologia e Computação – Processos Petroquímicos

UNIVESIDADE LUTERANA DO BRASIL

PROCESSOS PETROQUÍMICOS

ACIDENTES DURANTE O TRANSPORTE DE PETROLEO E
SEUS DEVIRADOS

Jéssica Fofonka

CANOAS, 15 DE ABRIL DE 2014.

Área de Tecnologia e Computação – Processos Petroquímicos

Introdução
O transporte de petróleo e derivados no Brasil tem como função a importação e a exportação, o escoamento da produção dos campos petrolíferos e a distribuição dos produtos processados (Oliveira, 1993). Para viabilizar estas atividades, tem-se a integração de meios de transporte e instalações, compreendendo os modais rodoviário, ferroviário, dutoviário, aquaviário e os terminais.
No Brasil, o transporte marítimo realizado pelos navios petroleiros constitui-se no principal modal, atuando tanto na navegação de longo curso como na navegação de cabotagem ao longo de toda a costa brasileira. A interligação com a terra é feita através dos terminais marítimos, peças-chave nesta cadeia logística, distribuídos ao longo de toda a costa brasileira.
De uma maneira geral, as atividades relacionadas ao petróleo e seus derivados assim como outras atividades industriais são passíveis de acidentes apresentando riscos de natureza e potencialidade distintas. No modal aquaviário esses riscos são bastante evidentes. Dentre os riscos inerentes ao transporte de petróleo e derivados via navegação marítima encontram-se os acidentes com derrame para o mar.

Riscos e consequências do transporte marítimo de petróleo e os seus derivados O risco potencial de uma atividade pode ser definido como uma resultante da combinação entre o evento, a probabilidade de ocorrência e as possíveis consequências (FRONAPE, 2002a). Por mais que seja feito todo um esforço na tentativa de exclusão dos riscos de determinada atividade, há sempre uma parcela que não é eliminada, caracterizando, assim, um resíduo do risco. Acidentes podem ocorrer durante a navegação (zonas exteriores) e/ou

Relacionados