Acidentes domésticos com crianças e idosos

Páginas: 9 (2052 palavras) Publicado: 14 de junho de 2013







ACIDENTES DOMÉSTICOS COM CRIANÇAS E IDOSOS
















.







RIO DE JANEIRO
2013
Introdução
Os acidentes constituem um importante fator na estrutura da morbimortalidade na infância e na maior idade. A OMS define acidente como um acontecimento casual que independe da vontade humana, ocasionado por um fator externo originando dano corporal oumental. Este estudo se propõe a avaliar as causas, tipos mais frequentes e perfil dos acidentes domésticos ocorridos na infância e na maior idade.




























Acidentes domésticos

Os acidentes domésticos podem ter consequências muito graves e até fatais. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que representam risco e podem provocar acidentes. Paraas crianças e para os idosos, em especial, todas as divisões da casa podem representar um enorme risco. Um tapete que não está devidamente assente com proteção antiderrapante, uma gaveta da cômoda aberta, a porta de um armário, um fio do telefone solto, podem provocar quedas e traumatismos com consequências muito graves. Por vezes, esses acidentes são tão graves que podem levar à morte.
NoBrasil, não existem estatísticas fiéis sobre acidentes domésticos, porém acredita-se que estes índices sejam semelhantes ou superiores aos da Inglaterra – Por ano os feridos devido a acidentes domésticos somam 37% de todos os feridos atendidos em hospitais, e entre todos os tipos de acidentes domésticos, as quedas somam mais de 38%.
Estudos mostram que pelo menos 90% dessas lesões poderiam serevitadas com atitudes de prevenção (ações educativas, modificações no meio ambiente, modificações de engenharia, criação e cumprimento de legislação e regulamentação específicas).

Acidentes domésticos na infância
Os acidentes, ou lesões não intencionais, representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. No total, cerca de 4,7 mil crianças morrem e 125 mil sãohospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública.  Estimativas mostram que a cada morte, outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes que irá gerar, provavelmente, consequências emocionais, sociais e financeiras a essa família e à sociedade. De acordo com o governo brasileiro, cerca de R$ 63 milhões são gastos na rede do SUS –Sistema Único de Saúde.
A prevenção é a principal saída para a problemática dos acidentes, mas esta ainda permanece como um desafio. A prevenção não é encarada como prioridade no País. Muitas vezes é necessário que os problemas ocorram para só depois se rever os prejuízos. Além disso, o acidente nem sempre é notificado e tratado como tal, gerando ainda mais obstáculos na busca de soluções.Relação dos acidentes com as fases do desenvolvimento da criança
 Conhecer as particularidades e diferentes características do desenvolvimento de uma criança também é um bom caminho para compreender a incidência de determinados acidentes neste processo. Com o passar do tempo, os pequenos passam a desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas e sensoriais. Mas enquanto este processo não está completo,a criança fica vulnerável a uma série de perigos exigindo, portanto, cuidados especiais e atenção.
Mortalidade
Fonte: DATASUS/Ministério da Saúde/2008 - Brasil
Hospitalização
Fonte: DATASUS/Ministério da Saúde/2008 – Brasil
Relação dos acidentes com as características sociais e econômicas
 Alguns elementos observados em nossa sociedade e no ambiente que vivemos estão ligados ao aumento daexposição das crianças aos riscos de acidentes. A falta de informação, de infraestrutura adequada, de espaços de lazer, de creches e escolas e de políticas públicas direcionadas à prevenção de acidentes são alguns exemplos desta relação. Sabemos que alguns fatores como pobreza, mãe solteira e jovem, baixo nível de educação materna, habitações precárias e famílias numerosas estão associados aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acidentes doméstico com idosos
  • DSS acidente domestico com crianças
  • Acidentes domésticos com crianças
  • PERFIL DO IDOSO TRAUMATIZADO EM ACIDENTES DOMÉSTICOS.
  • Capacitao deagentes comunitarios de saude:prevencao de acidentes domesticos com criancas
  • Acidentes Domésticos
  • Acidentes domesticos
  • Acidentes Domésticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!