Acidentes automobilísticos envolvendo motoristas embriagados que resultam em morte causam uma grande repercussão na mídia e comoção na sociedade.

Páginas: 3 (539 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
A mistura de álcool e direção tem aumentado consideravelmente vítimas fatais, vidas que são interrompidas em violentas colisões e atropelamentos.
Ao enfrentar situações como as mencionadas acima, ooperado do direito traz a seguinte dúvida consigo: Como caracterizar o ato praticado pelo individuo que sem controle de seus atos “embriaguez” toma a direção de um veículo, excede o limite develocidade permitido, infringi a lei de transito e causa acidente com vítimas fatais? “Trata-se de homicídio doloso (com incidência do dolo eventual) ou culposo (figurando a chamada culpa consciente)”?Definimos o primeiro com o Art. 18 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40 I - doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo; (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984), ou nosegundo caso pelo Art. 18, inc. II do Código Penal - Decreto Lei 2848/40, II - culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia. (Incluído pela Lei nº 7.209, de11.7.1984)

O artigo considera o entendimento de cada artigo, e explorar os questionamentos acima, considerando que para cada situação será necessário investigar ambos artigos e não considerar pelaprimeira hipótese “doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo; (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)”, como dito pelo autor “É difícil imaginar que passe pelacabeça de um indivíduo normal a previsão e aceitação do resultado morte de uma pessoa que ela sequer conheça.”, porém a tese da culpa consciente é favorável ao agente que levantará essa conclusão peladefesa. Por este motivo é necessário estudar cada caso com amplitude.
Sendo mantido pelos tribunais a análise objetiva dos fatos, considerando as infrações da Lei de transito, bem como utilizandométodos para provar a concentração alcoólica no sangue do cidadão imprudente, mandando a júri motoristas que não admitem o risco de produzir a morte.
Faz se necessário à análise minuciosa dos fatos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha acidentes com motoristas embriagados
  • A "grande" mídia sobre a sociedade
  • motorista diregindo embriagado
  • Os N Meros De Casos De Acidente E Mortes Envolvendo Bebidas Alco Licas E O Transito
  • Responsabilidade civil em acidentes automobilistico
  • Mídias e propaganda
  • Responsabilidade civil por acidente automobilístico
  • Acidentes envolvendo trabalhos em rodovias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!